todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

Filmes, os meus 10 preferidos. 9º Häxan - A Feitiçaria através dos Tempos

Häxan - A Feitiçaria através dos Tempos (1922)Benjamin Christensen
 









Sinopse:  Häxan documenta as perseguições movidas contra as feiticeiras numa Europa de intolerancia e de puro fundamentalismo religioso; o filme é narrado na primeira pessoa, como se o diretor desejasse defender a sua tese que, de fato, é assim enunciada: "A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo". Torturas, possessões, rituais são aqui dramatizados numa narrativa de docudrama, ilustrando uma série de hipóteses científicas entre o nosso mundo moderno com o período da Inquisição.
Obra-prima do cinema fantástico. Realizado numa época que não havia censura. As cenas de sacrilégios e rituais de Sabath até hoje são impressionantes, graças à rigorosa e bem cuidada fotografia e uma direção competente do dinamarquês Benjamin Christensen. São visíveis as influências pictóricas de Jeronimus Bosch (pintor do qual sou fãn desde á muito) e Bruegel.
O virtuosismo de Häxan acabou influenciando outras obras-primas como o clássico de Carl Dreyer A Paixão de Joana D'Arc. Esta edição especial traz além da versão original restaurada, a rara edição americana lançada em 1968 com narração do poeta beat William S. Burroughs.







Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr