todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

O Spaghetti Western

O Spaghetti Western: "O western à italiana ou Spaghetti Western, como é popularmente conhecido esta variante dos westerns feitos em Itália, teve início na década de 60, quando a combalida indústria cinemotográfica daquele país resolveu facturar com um género já consagrado mundialmente e que há décadas que era produzido unicamente nos Estados Unidos. Surpreendentemente, esta visão europeia do Velho Oeste revelou-se bem mais crua e verdadeira que a dos filmes americanos, nos quais os heróis, limpos e barbeados, eram exemplos de virtude. Graças ao padrão estabelecido pelos primeiros realizadores italianos que se aventuraram no género, especialmente pelo falecido Sérgio Leone na sua trilogia com Clint Eastwood, as histórias desenvolviam-se de maneira mais directa, com um ambiente mais sombrio e tendo a vingança como temática principal. O 'herói' era quase sempre sujo, mal vestido, com motivações misteriosas e poucos escrúpulos, enfrentando vilões protegidos por um exército de bandidos, em cidades imundas e hostis.
Este novo movimento estimulou os compositores italianos a fugirem das grandes orquestras, estilo consagrado em Hollywood por mestres como Alfred Newman e Elmer Bernstein. O grande precursor da música Western italiana foi Ennio Morricone, conhecido com 'Il Maestro'. Morricone traçou um estilo próprio para compor a música de um Spaghetti, com a utilização de assobios melódicos, coros estranhos, flauta e guitarra. O seeu primeiro clássico foi a música para o inesquecível 'Por Um Punhado de Dólares', que seria seguido por 'Por Uns Dólares a Mais' e 'O Bom, O Mau e o Vilão', todos de Sérgio Leone. Aliás, esta trilogia, além de consagrar o western italiano e o seu realizador, também consolidou as carreiras de Eastwood e Morricone.
Encarnando os heróis destes filmes, uma variedade de actores americanos e italianos, então desconhecidos, ou que não teriam grandes hipóteses no mercado americano: Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Franco Nero, Giuliano Gema, Terence Hill.
A partir de amanhã, e até perto do final do ano, vou apresentrar aqui uma selecção com cerca de dez dos melhores filmes deste género. Não se esqueçam que já postei algures por aqui, um documentário sobre este movimento, e alguns dos melhores filmes já foram postados. Mas vou deixar um marcador exclusivo, em todos eles.
Amanhã arranca já este especial, até lá bom resto de feriado.

"
Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr