Os Arranha-céus pareciam mais imponentes, de alguma forma, nas fotografias a preto-e-branco de uma época passada. Talvez seja a ausência de fachadas de vidro reflectivo com seus respectivos intervalos de céu falso e excesso de abundância de paredes de pedra sem graça ... Ou talvez seja a falta das teias de aranha (pouco visíveis) que o energético Peter Parker espalhou entre as torres desta cidade? Ou a falta de paladinos mascarados a deambular por todas as ruas, becos e vielas? Talvez seja a falta das Senhoras glamourosas a entrarem num clube chamativo da moda, ou os aromas que emanavam de uma qualquer rua verdadeira e apinhada de judeus? Ou ainda os Gansters empoleirados nos seus carros de epoca enpunhando as suas perigosas Tommy guns. De qualquer maneira, a Nova York de 1920 a 1960 é um período é um lugar muito especial:
Graças ao site Lileks, maravilhoso por sinal, muitos postais antigos foram preservados e orgulhosamente exibidos com uma fascinante história em anexo. Uma coisa a notar é que as estruturas maravilhosas daquela época parecem beneficiar da paisagem aberta e organizada urbana da época (menos build-up, muito mais estacionamento, mais espaço vazio), facilmente a comandar a atenção que justamente merecem.
(images credit: vintagephoto)
(image via, click to enlarge)
Good old traffic on Fifth Avenue, 1913 (fragment):
O edifício que estava diante do World Trade Center:
Hudson Terminal edifício coberto completa dois blocos quadrados e foi tão grande como o World Trade Center, as duas torres construídas no mesmo espaço anos mais tarde. Foi verdadeiramente um dos maiores predios de escritórios construido nomundo ... Parece muito imponente, quase à beira de ser opressor:
Here it is again, with the surroundings:
Arranha-céus de 100 anos de idade: "ainda de pé, e mais alto do que qualquer coisa na maioria das cidades":
Este hotel de médio porte "Edison"teria sido cenário perfeito para exercícios de escalada do Homem-Aranha:
Agora adicionem-lhe um pouco de cor!
Encontrei através Skyscraper City as fotografias a cores, vintage, de cidades americanas. O excepcional Charles W. Cushman Collection mostra a Nova York de 1941 a 1960 - parece-m óptimo, mesmo com seu esquema de cores berrantes "polpa-ish ".
É também fascinante comparar a linha do horizonte do passado com modernas.
New York's Magic Today
Bright & often glamorous: