Lembram-se? Foi em Junho de 2009 que catorze fabricantes de telemóveis afirmaram em conjunto, perante a Comissão Europeia, estarem dispostos a adoptarem um carregador universal.
Na altura, o organismo europeu mandatou as agências de normalização CEN-CENELEC e ETSI com a tarefa de determinarem quais as características técnicas que esse mesmo carregador deveria ter. E, passado mais de um ano, essas mesmo especificações técnicas já foram divulgadas.
Isto faz com que a Nokia, HTC, Sony-Ericsson, Samsung, LG e companhia vão agora poder começar a produzir os tais carregadores universais que irá permitir recarregar a bateria de qualquer smartphone produzido pelas marcas envolvidas. A ligação escolhida para este formato universal foi o microUSB.
Para já, esta iniciativa apenas terá influência nos telemóveis que permitem ser ligados ao PC mas não é de descartar que se possa estender a outros tipos de equipamentos.
Pessoalmente, acho que isto é uma excelente ideia e que só peca por tardia: a partir de agora será muito mais fácil alguém nos desenrascar quando ficamos sem bateria. Ainda por cima sabendo nós os problemas de autonomia que os smartphones têm…
"