todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

WEATHER REPORT - Jazz fusion - Years active 1970–1985 - New York City, USA

WEATHER REPORT
Joe Zawinul - Alex Acuña - Jaco Pastorius - Wayne Shorter - Manolo Badrena
 
Weather Report
Background information

 Weather Report foi uma banda de jazz fusion influentes dos anos 1970 e início de 1980 que combina jazz e latin jazz, com música de arte, música étnica, r & b, funk e elementos de rock (em proporções variáveis ao longo da sua carreira).

Chick Corea's Return to Forever grupo foi similar em estilo e abordagem, as bandas, de facto, compartilhou de alguns membros, incluindo Airto Moreira.
 
Origin New York City, USA > Genres Jazz fusion > Years active 1970–1985 > Labels Columbia Records >
 
Former members: Joe Zawinul (deceased)>Wayne Shorter>Miroslav Vitouš>Airto Moreira>Alphonse Mouzon>Dom Um Romão (deceased)>Eric Gravatt>Greg Errico>Alphonso Johnson>Ishmael Wilburn>Skip Hadden>Alyrio Lima>Leon 'Ndugu' Chancler>Chester Thompson>Jaco Pastorius (deceased)>Alex Acuña>Don Alias (deceased)>Manolo Madrena>Peter Erskine>Erich Zawinul>Robert Thomas Jr.>Omar Hakim>Victor Bailey>Jose Rossy>Mino Cinelu>Narada Michael Walden>Kirk Whalum.

Fundadores pianista Joe Zawinul e saxofonista Wayne Shorter se conheceram e se tornaram amigos em 1959, ambos tinham jogado na Big Band de Maynard Ferguson. Zawinul passou a jogar com o grupo de Cannonball Adderley na década de 1960 e Shorter com segundo quinteto de Miles Davis grande, onde tanto a sua marca entre os melhores compositores do jazz. Zawinul mais tarde se juntou com Shorter primeiras gravações de Miles Davis de música de fusão, como parte dos grupos de estúdio que gravou In a Silent Way e Bitches Brew, embora Zawinul nunca foi parte da linha touring Davis-up. Weather Report é, apesar disso, muitas vezes visto como um spin-off do grupo de músicos associados com Miles Davis nos anos 1960 e início dos anos 1970.

Inicialmente, a música da banda é caracterizado prorrogado improvisação, semelhante ao de Davis Bitches Brew-período de trabalho, e instrumentação inclui tanto um baterista conjunto tradicional armadilha (Alphonse Mouzon) e um percussionista segunda (primeiro Airto Moreira, mais tarde, Dom Um Romão). O grupo era incomum e inovadora em abandonar o solista-demarcação acompanhamento de straight-ahead jazz e improvisação contínua, em vez caracteriza por todos os membros da banda.
Liberto Wayne Shorter ainda o papel pioneiro do sax soprano (levando a tocha de Sidney Bechet, o Lucky Thompson, Steve Lacy e de John Coltrane esforços anteriores) e ambos Zawinul e original, o baixista Miroslav Vitous experimentado com efeitos guitarristas de rock eletrônico, Zawinul no piano e sintetizadores, Vitouš no baixo vertical, curvou-se, muitas vezes, como um chifre-como a segunda voz.  
Começando com 1973 de Sweetnighter, Zawinul decidiu abandonar o (principalmente) formato improvisação acústica do grupo e da banda começou a tomar uma nova direção. Weather Report tornou-se mais funk / groove orientada ao adicionar mais estrutura tanto para música e secções de improvisação. Essa mudança iria revelar-se não caber o melhor para os talentos de Vitous como a sua relativa falta de interesse em tocar mais repetitivo, vamps funky se tornaria um problema (partes de Sweetnighter empregar um sideman estúdio baixo elétrico). Eventualmente, isso levou a sua saída e substituição por um jogador baixo elétrico fretless Shorter sabia que estava tocando com o grupo de Chuck Mangione, Alphonso Johnson. A última canção do álbum, Shorter "Non Stop Home", teria argumentado prenunciam o som da banda marca que parece mais em evidência no próximo álbum.
Por seu primeiros 8 anos de existência, o grupo tinha dificuldade em encontrar um baterista fixo, movendo-se através de uma média aproximada de um ano por baterista Alphonse Mouzon, Eric Gravatt, Greg Errico, Ismael Wilburn, Skip Hadden, Darryl Brown, Ndugu 'Leon' Chancler, Chester Thompson, Narada Michael Walden e Alex Acuña até Jaco Pastorius ajudou a recrutar Peter Erskine, em 1978. Erskine e Omar Hakim, mais tarde, foram os únicos bateristas Weather Report que tocava com a banda há mais de dois anos.
Weather Report's album breakout que estabeleceu o seu som marca seria Mysterious Traveller de 1974. Pela primeira vez, um baixo elétrico (realizado por Philadelphian Alphonso Johnson) seria usado em quase todas as músicas. Além disso, a técnica de composição geral seria muito elevado e Zawinul seria explorar as melhorias na tecnologia de sintetizadores na gravação. Alguns dos efeitos extra musical além de apenas tocar o sintetizador musical inclui multidão (tirado de um verdadeiro jogo de Rose Bowl), sons espaciais alienígenas, e como criança chora próprio filho (Zawinul's gravados em sua casa). Mysterious Traveller começaria a seqüência sem precedentes Weather Report's de quatro vitórias consecutivas Down Beat "Álbum do Ano".
Conto Spinnin ', gravado em 1975, fez ainda mais avanços na utilização de avanços tecnológicos nos sintetizadores. O álbum também apresentou mais de Wayne Shorter's solando na medida em que ele, provavelmente, mais solos em que o álbum do que qualquer outro registro Weather Report. Shorter também gravar o seminal e bem recebido latino-jazz clássico dos anos 1970, Native Dancer, em seu próprio nome no mesmo ano com o cantor brasileiro Milton Nascimento. The Weather Report esforço Down Beat ganhou o prêmio de melhor álbum de novo e mais curto / esforço Nascimento foi vice-campeão.
Em 1976's Black Market, a música do grupo tinha evoluído mais do open-ended em mais congestionamentos funk melody-orientado, formas concisas, que também conseguiu um maior apelo de mercado de massa. Notavelmente, este álbum apresenta virtuoso baixista Jaco Pastorius no grupo, apesar de ter tocado apenas em duas das faixas deste álbum. Alphonso Johnson (que tocou no outro 5 canções) decidiu deixar Weather Report para tocar com o Billy Cobham / George Duke Band (um grupo que apresentou um jovem John Scofield na guitarra). Black Market foi talvez o mais rock-álbum orientado por Weather Report, em parte devido ao ex-Frank Zappa sideman Chester Thompson tocar bateria na maior parte das canções (que mais tarde seria recrutado para a banda de turnê do Genesis). Mercado Negro voltou a vencer Down Beat álbum do ano.


Weather Report - Birdland
This is from the Stadthalle Offenbach Concert that took place 1978.

A adição de Jaco Pastorius ajudou a empurrar o grupo à altura de sua popularidade. Seu maior hit individual, jazz standard "Birdland", do álbum Heavy Weather, em 1977, ainda fez as paradas de sucesso naquele ano. O grupo também apareceu no Burt Sugarman produzidos série The Midnight Special, realizando Birdland e Teen Town. Heavy Weather provou ser mais bem sucedido álbum da banda em termos de vendas, mantendo a aclamação da crítica mundial. Pastorius estabeleceu um novo padrão de tocar baixo elétrico e fretless adicionou duas composições de sua autoria. Heavy Weather Weather Report dominado prêmios de disco, incluindo o seu último Down Beat "Álbum do Ano".
Jaco Pastorius apareceu em mais quatro álbuns Weather Report: Mr. Gone in 1978, 8:30 em 1979, o Night Passage em 1980, e seu segundo álbum, chamado apenas de Weather Report, gravado em 1981 e lançado em 1982. Pastorius partiu do grupo no final de 1981 como tinha de cumprir requisitos turnê com seu próprio Word of Mouth Big Band. Até o momento ele deixou Weather Report, Jaco tinha começado a apresentar sintomas de psicose maníaco-depressiva que deixá-lo com sérios problemas mais tarde na vida.
Devido ao envolvimento profissional Pastorius "com Joni Mitchell durante a última metade da década de 1970, Mitchell contratou o mau tempo e 8:30 line-ups em massa (embora sem Zawinul, em cada caso), para jogar em seus álbuns de estúdio Don Juan's Reckless Daughter e Mingus, respectivamente.

Jaco Pastorius, John McLaughlin and many others onstage at the famous Havana Jam of 1979. Extremely rare footage.

Em 1979, o Weather Report viajou para Havana, Cuba, para participar do histórico festival de Havana Jam, que ocorreu entre março 2-4, juntamente com Stephen Stills, a CBS Jazz All-Stars, o Trio of Doom, Fania All-Stars, Billy Swan, Bonnie Bramlett, Mike Finnegan, Kris Kristofferson, Rita Coolidge e Billy Joel, mais uma série de artistas como o cubano Irakere, Pacho Alonso, Tata Güines e Orquesta Aragón. Seu desempenho é capturada no documentário Ernesto Juan Castellanos de Havana Jam '79.
Muitos dos álbuns anteriores do grupo que recebeu o mais alto possível (5-estrelas) Classificação recorde em opiniões Down Beat recorde. No entanto, em 1978, o grupo gravou o polêmico e experimental Mr. Gone, que recebeu apenas uma revisão 1-estrela da revista Down Beat. O grupo organizou uma entrevista com a revista refutação de defender os seus esforços. Zawinul e Pastorius foram arrogantes em suas respostas ao entrevistador, Shorter mais filosófica, e Erskine o mais reticente dos quatro. Alguns dizem que esta revisão especial Down Beat foi o mais controverso na história da revista.
Eles fariam um retorno e acompanhamento com seu último álbum dos anos 1970. 1979 de 8:30 é considerado como um dos seus melhores, combinando ao vivo e gravações em estúdio em uma liberação da LP duplo. O grupo ganhou o Grammy 1979 de Melhor Performance de Jazz Fusion 8:30. Apesar da controvérsia Mr. Gone, a banda de acompanhamento 8:30 turnê foi provavelmente a sua melhor participação. Zawinul foi citado como dizendo que havia mais mãos fase contratado para essa turnê que em qualquer outro momento da história da banda. O grupo excursionou intencionalmente como um quarteto, agora, abandonando temporariamente a presidência percussionista.

A banda continuou lançando álbuns novos, uma vez por ano, com várias formações até 1986. Um vídeo de alta qualidade (Live in Japan - VHS e Laser Disc only) featuring Omar Hakim na bateria, Victor Bailey no baixo e Minêu Cinelo na percussão também foi lançado em 1984. Este vídeo foi lançado em DVD em 2007 e está atualmente disponível.


Weather Report Omar Hakim Where The Moon Goes

Weather Report não conseguiu igualar o sucesso crítico e comercial se beneficia durante a década de 1970 durante esta década. Também foi se tornando mais difíceis de jazz fusion de mercado como o jazz tradicional estava fazendo um retorno na época. Shorter e Zawinul mutuamente decidiu dissolver em 1986 após gravar seu último álbum, This Is This! Ambos jogaria jazz fusion com seus próprios grupos para um tempo antes de avançar para novos estilos de música.

Uma banda de "post" Weather Report CD duplo, Live and Unreleased foi disponibilizada em 2002, com gravações ao vivo durante a safra da década de 1980 1970s/early com pessoal diversas. Em setembro de 2006 Columbia / Legacy lançou um box set Weather Report, Forecast: Tomorrow. Inclui 3 CDs na maior parte de material pré-lançado (1970-1985, excluindo o presente é presente!) E um DVD de setembro todo 29, 1978 performance em Offenbach, Alemanha (com Pastorius e Erskine) não disponíveis anteriormente.
Um vídeo de DVD do Montreux Jazz Festival 1976 performance (com o Heavy Weather programação de Pastorius, Acuña e Badrena) tornou-se disponível também. Columbia / Legacy ter relançado o Live 1984 no Japão concerto em DVD.


Jaco Pastorius (with Weather Report) - Portrait Of Tracy
Live At Montreux Jazz Festival, July 18, 1976.

 Josef Zawinul

Foi primeiro com Miles Davis, então com o Weather Report Josef Zawinul tecladista que se tornou quase sinónimo de jazz fusion da época, contribuindo com um número de gênero-definição composições. Uma tal composição (embora não típico) é música da banda "assinatura" Birdland "da banda Top Seller Heavy Weather.
Zawinul estilo de tocar é frequentemente dominadas por quirky improvisações melódicas - simultaneamente bebop, étnica e pop-som - combinado com acordes esparsos banda rítmica, mas grande, ou linhas de baixo. Em Weather Report, ele freqüentemente empregados um vocoder bem como sons pré-gravados jogou (ou seja, filtradas e transpostas) através de um sintetizador, criando um muito distintas, muitas vezes bela, na síntese de harmônicos do jazz e "ruído" ( "usar todos os sons gera o mundo "). Zawinul muitos consideram o melhor jogador de sintetizadores no jazz, e ele freqüentemente empregava mais de 10 teclados com configurações de viver de suas bandas.
Sr. Zawinul morreu em 11 de setembro de 2007, após uma batalha com Merkel carcinoma.

Wayne Shorter

Wayne Shorter o papel não era tão importante como foi com Miles Davis na década de 1960 e isso levou a algumas críticas do grupo. No entanto, ele é considerado um de todos os greats do tempo em ambos tenor e sax soprano, assim como um compositor. Na solicitação de Jesus antes que ele deixou a sua banda, Shorter começou a usar o saxofone soprano e jogou-o exclusivamente na gravação de estréia do Weather Report. Em registros posteriores, ele jogou tanto soprano e saxofone tenor - algumas vezes na mesma peça. Shorter é conhecida por tocar em um bem econômico e "ouvir" o estilo em gravações WR muitas, muitas vezes acrescentando improvisações membro harmônica, melódica e / ou complexidade rítmica, ao responder às sutis outros. Ainda assim, em algumas situações (com ou sem WR), ele também pode ser frenético como, por exemplo, John Coltrane e Michael Brecker.

Discography
Studio albums

1971: Weather Report
1972: I Sing the Body Electric
1973: Sweetnighter
1974: Mysterious Traveller
1975: Tale Spinnin'
1976: Black Market
1977: Heavy Weather
1978: Mr. Gone
1979: 8:30
1980: Night Passage
1982: Weather Report
1983: Procession
1984: Domino Theory
1985: Sportin' Life
1986: This Is This!
Compilations
1972: Live in Tokyo
1990: The Collection
2002: Live and Unreleased
2002: Best Of
2006: Forecast: Tomorrow



Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr