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ALMANAQUE DE OUTONO - 1984 - BÉLA TARR


ALMANAQUE DE OUTONO
1984
BÉLA TARR


SINOPSE:
Passado inteiramente em um apartamento decadente de uma velha enferma, Almanaque de Outono segue as ações e repercussões de cinco personagens perniciosos motivados por dinheiro e sexo. O filho da doente, sua enfermeira e seus dois amantes, cobiçam seu dinheiro em um clima amargo de disputa, manipulação e traição. Bela Tárr, em um dos seus únicos filmes em cores, faz uso de ângulos inventivos, uma constante movimentação da câmera, e um rígido uso de cores como uma estratégia para comentar sobre os estados de espíritos dos personagens. Geralmente negligenciado pelos admiradores do Bela Tárr, Almanaque de Outono é uma obra singular desse talentoso e único diretor que marca a grande virada entre o realismo social do início de sua carreira e o distinto estilo visual dos seus aclamados filmes mais recentes.


O MUNDO SOMBRIO DE BÉLA TARR:
Nascido em 1955 o início de trabalho de Bela Tarr consistiu em filmes sociais de protesto, como por ex., as questões de habitações em Budapeste. Em 1985, porém, ele embarcou no que poderia ser chamado de seu “período de maturidade. Com um certo estilo em particular, seu cinema se aproxima do estilo visual de Tarkovsky, Angelopoulos e Dreyer, e mergulha na angústia do leste europeu.

Não é necessário, evidentemente, de acordo com o diretor, uma visão do mundo ou da natureza humana, para admirar seus filmes. A visão de Tarr é totalmente sombria da condição humana e da impossibilidade das pessoas serem capazes de viver juntas em harmonia e a confiança, uns nos outros, é sempre muito estranha. O que não impede de ser absorvido o estudo alienado de seus personagens, lutando em ambientes encharcados de chuva, se deslocando de bar em bar, decadentes, tentando dar um sentido para suas vidas sem esperanças, e tudo isso, sempre, filmado de forma hipnótica.

"Almanaque de Outono" de 1985, são “pedaços” claustrofóbicos de Strindbergian, rodado em um apartamento habitado por cinco pessoas: a proprietária, seu filho, sua enfermeira, o amante da enfermeira e um inquilino, com problemas de dinheiro. Grande parte do filme consiste em conversas entre as pessoas em um espaço de cinco anos, com cada personagem tentando explorar o outro de forma diferente, A movimentação da câmera sempre lembra o Dreyer de “A Palavra” os close-ups extremos lembram certas cenas de Tarkovsky ou Bergman, enquanto a trama se assemelha, acima de qualquer outra coisa, a peça “Huis Clos” de Sartre, com sua mensagem de que “O Inferno são os outros”. Embora a maioria dos filmes de Tarr sejam filmados em preto e branco, “Almanaque de Outono” é notavelmente filmado em estilizados tons de laranja e azul.

“Domnation”(1988) conseguiu obter uma versão teatral no Reino Unido.
Situado em um ambiente industrial deserto, de chuvas incessantes pode ser visto como uma reminiscência das seqüências monocromáticas do Stalker de Tarkovsky. É comum entre os críticos se queixarem da lentidão dos movimentos de câmera, mas é curioso que os mesmos aclamam filmes como “Mãe e filho” de Sokurov, provavelmente ainda mais lento em seus movimentos de câmera.

ELENCO:
Hédi Temessy
Erika Bodnár
Miklós Székely B.
Pál Hetényi
János Derzsi

FICHA:

Título Original: Öszi Almanach
País De Origem: Hungria
Ano De Lançamento: 1984
Gênero: Drama
Duração: 1h 59Min
Idioma: Húngaro



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