
Dallas é o nome de uma série de TV norte-americana criada por David Jacobs e produzida entre 1978 e 1991, tendo contado com catorze temporadas. Levada ao ar nos Estados Unidos pela rede CBS. Dinheiro, vingança, sexo, paixão, sede de poder e intrigas familiares. Assim era Dallas, série que conquistou telespectadores por todo o mundo com seus melodramas e suspenses. Um clássico da TV americana, Dallas encerrou a era "disco" dos anos 70; passou por uma inteira geração 1980, conhecida como a década do "eu", retratando o glamour, o poder e a riqueza da alta-sociedade americana; até chegar no início de uma era de computadores e telefones-celulares do início dos anos 90.
Trama
Dallas conta a história de duas famílias rivais, os Ewing e os Barnes, cuja rixa entre elas passou por três gerações.
A série começa quando o filho de Jock, Bobby (Patrick Duffy) chega em casa com uma surpresa. Eles casa-se com a filha de Barnes, Pamela (Victoria Principal). Para a surpresa de todos, e até mesmo ódio de alguns, Pamela vira alvo das intrigas e das suspeitas dos Ewing.
A rica família vive na extensa fazenda Southfork cuja dona é a esposa de Jock, Ellie Ewing (Barbara Bel Geddes), mãe de Bobby, Gary, e J.R. (Larry Hagman).
Bobby sempre foi muito honesto e carinhoso com todos, e sempre põe os panos quentes quando as confusões começam. Apesar de desinteressado pelo ramo do petróleo, agora que está casado, assume um posto na companhia de seu pai, a Petróleo Ewing.
Gary, o irmão do meio, havia deixado seu lar há muitos anos, deixando sua filha Lucy (Charlene Tilton) aos cuidados de seus avós. Lucy, de dezassete anos é uma garota impertinente e rebelde, na realidade só sente falta de seus pais, e vive passando o tempo com distrações masculinas. Uma delas é Ray Krebbs (Steve Kanaly), o capataz de Southfork, que no passado foi namorado de Pamela.
E J.R. é o grande maquinador da família, sempre querendo levar vantagem em tudo, é contra o casamento do irmão e tenta a todo custo separá-lo de Pamela. J.R. é casado com a bela e infeliz Sue Ellen (Linda Gray), e seu casamento não anda muito bem das pernas. Sue Ellen suporta todos os tipos de humilhações e traições de seu marido e entrega-se à bebida.
Durante a primeira temporada (que na realidade foi criada para ser uma mini-série)o casamento de Bobby e Pamela vive em risco devido às agressões e perseguições por parte de J.R. e de Cliff Barnes, em busca de vingança e poder.
A partir da segunda Temporada o enfoque da série passa a ser o J.R. que consegue o posto de presidente da Petróleo Ewing e sempre joga com as outras pessoas em troca do que deseja. Devido a falta de atenção de seu marido, Sue Ellen envolve-se com Cliff Barnes e acaba grávida, restando saber se o filho é de Cliff ou de J.R..
Com o passar dos anos, a vida dos Ewing vão tomando diferentes rumos e tragédia por vir. Novos personagens invadem a série outros saem (pois nem sempre aguentam as trapaças de J.R.). Na terceira temporada ocorre o suspense que deixou Dallas conhecido no mundo todo: o episódio "Quem atirou em J.R." fez história na televisão, chegou a liderar o ranking de audiência nos EUA e depois exportado para mais de 67 países. Na série, após cometer uma falcatrua atrás da outra, J.R. percebe que todos estão contra ele. Numa noite em seu escritório escuro, é surpreendido por dois tiros que quase o levaram a morte.
Na quinta temporada Sue Ellen finalmente divorcia-se de J.R. pois se apaixona por um peão de rodeiro, que na realidade é filho de um rico fazendeiro, Clayton Farlow (Howard Keel), que posterioremente genha o coração de D. Ellie e se casam. Mas o que é bom dura pouco, J.R. consegue planejar que Sue Ellen volte com ele. Enquanto os dois casam-se de novo, Bobby e Pamela estão cada vez mais afastados, ainda mais quando chega à Dallas um antigo amor de Bobby, Jeena (Priscilla Presley), que está disposta reconquistar o único homem de sua vida.
Na sexta temporada Pam se divorcia e vai embora com seu filho de Southfork. Sue Ellen que volta a conviver com os "hábitos" de seu marido, decide dar o troco e envolve-se com um charmoso rapaz de 18 anos, Peter Richards, para o ódio de J.R.. Assim segue que Jeena e Bobby planejam se casar e Pamela se envolve com um outro homem, Mark. No final da sétima temporada, Bobby sofre uma tentativa de assassinato que o faz ficar cego por um tempo. Descobre-se que é Katherine, meia-irmã psicopata de Pamela. Em 1985 Bobby é atropelado por Katherine e acaba morrendo. Um triste fato para a família Ewing cuja companhia anda muito mal dministrada por J.R. sempre a pondo em risco.
Numa manhã porém, Pamela acorda e encontra Bobby tomando banho. É a famosa temporada em que a morte de Bobby não havia passado de um sonho e que ele está mais vivo do que nunca. Pamela e Bobby acabm juntos novamente. Enquanto Jenna se interessa por Ray. Quanto a Sue Elle, passa a ser uma mulher decidida e independente fazendo indiferença ao seu marido J.R. que fale a Patróleo Ewing. A Petróleo Ewing é lacrada e J.R. decide tê-la de volta a todo custo, por isso faz negócios com seja quem for e vai pra cama com inúmeras mulheres só para ter de volta o que perdeu. Uma dessas mulheres é uma inocente mais esperta moça chamada April, que chega a Dallas em busca de fortuna. Ela acaba apaixonando-se por Bobby em segredo.
Mas quando tudo ia bem, a fatalidade acontece, Pamela sofre um acidente de carro que a deixa completamente desfigurada, fato que a faz fugir da vida de todos e vai embora sem nunca mais voltar. Aos poucos Bobby vai sentindo-se só e começa a se aproximar de April que revela-se uma grande amiga e protetora. Adiante, mais surpresas. Cansada de tantos anos ser vítima das traiçoes e dos maquiavélicos planos de J.R. Sue Ellen acaba abandonando-o e vai embora de Dallas. J.R. tenta reconstruir sua vida ao lado de uma moça do leste dos EUA, chamada Cally, e está acaba se desapontando e no final das contas também o deixa.
Quse no final da série novos personagens chegam a Dallas. Carter McKay (George Kennedy) é um grosseiro homem a fim de destruir a petróleo Ewing e torna-se inimigo número 1 de J.R.. Chega a Dallas a irmã de April, Michelle, uma caçadora de forturnas. Mas a grande revelação é que J.R. tem um filho perdido. Um rapaz de vinte e dois anos, James, fruto de um amor esquecido de J.R. e que agora Jasmes está em busca de seu verdadeiro pai, e decepciona-se ao saber que J.R. é inescrupuloso e traiçoeiro.
Elenco
seriado Dallas.
Larry Hagman - J.R. (John Ross Ewing Jr.)
Patrick Duffy - Bobby (Robert James Ewing)
Victoria Principal - Pamela Barnes Ewing
Linda Gray - Sue Ellen Shepard Ewing
Barbara Bel Geddes - D. Ellie Southworth Ewing
Jim Davis - Jock (John Ross Ewing)
Charlene Tilton - Lucy Ewing
Ken Kercheval - Cliff Barnes
Howard Keel - Clayton Farlow
Steve Kanaly - Ray Krebbs
Susan Howard - Donna Culver Krebbs
Priscilla Presley - Jenna Wade
[editar] Participações especiais
Barbara Babcock - Liz Craig (chefe de Pamela)
Barbara Eden - Lee Am de La Vega (antiga amante de J.R.)
David Ackroyd - Gary Ewing I (segundo filho de Jock e Ellie)
David Wayne - Digger Barnes I (pai de Pamela e Cliff)
Dennis Patrick - Vaughn Leland (banqueiro envolvido em negócios com J.R.)
Don Porter - Matt Devlin (impedido por Ellie de construir casas em um parque da cidade)
Donna Reed - D. Ellie Ewing (substituindo Barbara Bel Geddes durante um ano)
Ellen Geer - Dra. Crane (médica que realiza o parto de Sue Ellen)
Fred Beir - Ben Maxwell (político envolvido em um escândalo armado por J.R.)
Gene Evans - Garrisson Southworth (irmão de D. Ellie)
Jeff Cooper - Bo Middens (pai de Luke Middens)
Joan Van Ark - Valene Ewing (mãe de Lucy)
Jocelyn Brando - Mrs. Reeves (babá do filho de Sue Ellen)
Joe Bratcher - Shaw (assessor de Cliff)
John Ashton - Willie Joe Garr (mau-caráter envolvido em negociatas com J.R.)
Keenan Wynn - Digger Barnes II
Laura Johnson - Betty Lou (amante de Alan Beam)
Mark Wheeler - Kit Mainwaring (noivo de Lucy que se revela homossexual)
Martha Scott - Patricia Shepard (mãe de Sue Ellen e Kristin)
Mary Crosby - Kristin Shepard (irmã de Sue Ellen e amante de J.R.)
Med Flory -Dr. Elby (psiquiatra de Sue Ellen)
Randolph Powell - Alan Beam (jovem advogado de J.R.)
Robert J. Wilke - Tom Owens (arma uma emboscada para Jock durante uma caça)
Ronnie Scribner - Luke Middens (garoto que vai com o pai para Southfork e fica amigo de Bobby)
Sandy Ward - Jeb Aames (mau-caráter envolvido em negociatas com J.R.)
Sarah Cunningham - Maggie Barnes (irmã de Digger)
Sheila Larken - Priscilla Duncan (rapta o bebê de Sue Ellen e J.R.)
Susan Howard - Donna Culver (mulher de um político, se apaixona por Ray)
Ted Shackelford - Gary Ewing II
Tina Louise - Julie Grey (ex-secretária e amante de J.R.)
Veronica Hamel - Leena (prostituta usada por J.R. para prejudicar Pamela)
Victoria Principal - Rebecca Barnes (mãe de Pamela e Cliff)
Curiosidades
O ator Larry Hagman fazia mais um personagem marcante num seriado de TV, o vilão J.R. Ewing. O outro fora o Major Nelson em Jeannie é um Gênio, ao lado de Barbara Eden. Com o sucesso do personagem, Hagman resolveu renegociar seu contrato. Enquanto esteve afastado, seu personagem levou um tiro e lançou-se a famosa pergunta: "Quem atirou em J.R?"
Barbara Eden participou da temporada 1990-1991 de Dallas interpretando Lee Am de La Vega, um caso antigo de J.R.
Foi exibida em 130 países, na maioria deles com o sucesso registrado nos Estados Unidos, e dublada ou legendada em cerca de setenta idiomas. O episódio no qual revela-se quem atirou em J.R. registrou um dos maiores índices de audiência da história da televisão norte-americana e mundial. J.R. levou dois tiros de Kristin, a cunhada com quem ele tinha um caso.
Na época, foi criada uma série concorrente, Dinastia, com estrutura semelhante: as intrigas e dramas de uma família milionária, os Carringtons.
Em 1981, o actor Jim Davis, que interpretava o chefe da família, Jock Ewing, faleceu. Assim, o sumiço do personagem foi explicado com um desaparecimento de Jock num acidente. Entrou então no seriado o personagem Clayton Farlow, vivido por Howard Keel, que casou-se com a viúva Miss Ellie.
Entre 1984 e 1985, a atriz Barbara Bel Geddes teve de se ausentar das gravações do seriado para tratamento de saúde. Com isso, a personagem Dona Ellie foi temporariamente interpretada pela atriz Donna Reed, ganhadora do Oscar pelo filme A Um Passo da Eternidade,
Em 1985, Patrick Duffy, que vivia Bobby Ewing, pediu para sair da série. Seu personagem fora atropelado e morto por Katerine, meia-irmã de Pamela, mulher de Bobby, que não aceitava a felicidade do casal.
Porém, devido a rejeição do público, os produtores pediram que Duffy voltasse à série. Ele concordou, mas sob uma condição: que dessem uma explicação ao menos plausível para sua volta. No final, Pámela acordava uma bela manhã e encontrava Bobby no chuveiro. Resultado; Tudo havia sido apenas um sonho de Pam.
Em 1987 foi Victoria Principal que resolveu abandonar a série. Farta e aborrecida com a sua personagem a actriz pediu um aumento milionário para continuar gravando, sabendo que seu pedido não seria aceito. Na história, a personagem Pamela Ewing sofria um acidente de carro que a deixara desfigurada.
A personagem ainda faria rápidas aparições porém na pele de outra actriz Margareth Michaels uma espécie de clone de Victoria Principal.
Já em 1989 foi a vez de Linda Gray, a Sue Ellen, dar adeus ao show. Por exigencias da propria atriz, que queria que sua personagem saísse vitoriosa, sem acidentes ou 'chuveiros', Sue Ellen depois de derrotar J.R. ia para a Europa e se casava com Don Lockywood, um diretor cinema.
Os únicos actores que participaram de todas as temporadas foram Larry Hagman e Ken Kercheval, respectivamente, os antagonistas J.R. e Cliff.
A série foi exibida em Portugal pela RTP 1 entre 1981 e 1983.
Foram lançados dois filmes para a TV baseados na série: Em 1996, Dallas - O Retorno de J.R., que mostra a volta do vilão após cinco anos na Europa para recuperar o controle do petróleo Ewing e a ex-mulher Sue Ellen. E em 1998, Dallas - A Guerra dos Ewings, que para variar, mostra J.R. aprontando com sua família.