todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

Dallas



Dallas é o nome de uma série de TV norte-americana criada por David Jacobs e produzida entre 1978 e 1991, tendo contado com catorze temporadas. Levada ao ar nos Estados Unidos pela rede CBS. Dinheiro, vingança, sexo, paixão, sede de poder e intrigas familiares. Assim era Dallas, série que conquistou telespectadores por todo o mundo com seus melodramas e suspenses. Um clássico da TV americana, Dallas encerrou a era "disco" dos anos 70; passou por uma inteira geração 1980, conhecida como a década do "eu", retratando o glamour, o poder e a riqueza da alta-sociedade americana; até chegar no início de uma era de computadores e telefones-celulares do início dos anos 90.

Trama

Dallas conta a história de duas famílias rivais, os Ewing e os Barnes, cuja rixa entre elas passou por três gerações.

O patriarca dos Ewing é Jock (Jim Davis), um determinado magnata do petróleo texano, que fez fortuna começando desde jovem. Do outro lado está Digger Barnes, alcoólatra, vive culpando Jock Ewing por sua vida ter sido um fracasso, fez a cabeça de seu filho Cliff (Ken Kercheval), para vingar-se dos Ewing, já que no passado Jock teria supostamente passado a perna nele e roubado seus campos de petróleo.

A série começa quando o filho de Jock, Bobby (Patrick Duffy) chega em casa com uma surpresa. Eles casa-se com a filha de Barnes, Pamela (Victoria Principal). Para a surpresa de todos, e até mesmo ódio de alguns, Pamela vira alvo das intrigas e das suspeitas dos Ewing.

A rica família vive na extensa fazenda Southfork cuja dona é a esposa de Jock, Ellie Ewing (Barbara Bel Geddes), mãe de Bobby, Gary, e J.R. (Larry Hagman).

Bobby sempre foi muito honesto e carinhoso com todos, e sempre põe os panos quentes quando as confusões começam. Apesar de desinteressado pelo ramo do petróleo, agora que está casado, assume um posto na companhia de seu pai, a Petróleo Ewing.

Gary, o irmão do meio, havia deixado seu lar há muitos anos, deixando sua filha Lucy (Charlene Tilton) aos cuidados de seus avós. Lucy, de dezassete anos é uma garota impertinente e rebelde, na realidade só sente falta de seus pais, e vive passando o tempo com distrações masculinas. Uma delas é Ray Krebbs (Steve Kanaly), o capataz de Southfork, que no passado foi namorado de Pamela.

E J.R. é o grande maquinador da família, sempre querendo levar vantagem em tudo, é contra o casamento do irmão e tenta a todo custo separá-lo de Pamela. J.R. é casado com a bela e infeliz Sue Ellen (Linda Gray), e seu casamento não anda muito bem das pernas. Sue Ellen suporta todos os tipos de humilhações e traições de seu marido e entrega-se à bebida.

Durante a primeira temporada (que na realidade foi criada para ser uma mini-série)o casamento de Bobby e Pamela vive em risco devido às agressões e perseguições por parte de J.R. e de Cliff Barnes, em busca de vingança e poder.

A partir da segunda Temporada o enfoque da série passa a ser o J.R. que consegue o posto de presidente da Petróleo Ewing e sempre joga com as outras pessoas em troca do que deseja. Devido a falta de atenção de seu marido, Sue Ellen envolve-se com Cliff Barnes e acaba grávida, restando saber se o filho é de Cliff ou de J.R..

Com o passar dos anos, a vida dos Ewing vão tomando diferentes rumos e tragédia por vir. Novos personagens invadem a série outros saem (pois nem sempre aguentam as trapaças de J.R.). Na terceira temporada ocorre o suspense que deixou Dallas conhecido no mundo todo: o episódio "Quem atirou em J.R." fez história na televisão, chegou a liderar o ranking de audiência nos EUA e depois exportado para mais de 67 países. Na série, após cometer uma falcatrua atrás da outra, J.R. percebe que todos estão contra ele. Numa noite em seu escritório escuro, é surpreendido por dois tiros que quase o levaram a morte.


Na temporada seguinte não se sabia quem realmente havia atirado em J.R., posteriormente descobriu-se que foi Kristin, a irmã invejosa de Sue Ellen, que não queria a felicidade de sua irmã. Em 1981, o actor Jim Davis falece, e seus personagem também morre, deixando um vazio no coração de Ellie e de todos. Entre muitas revelações descobre-se que o capataz Ray Krebbs é filho bastardo de Jock, e acaba herdando o nome Ewing junto com o desaprovamento do restante da família. Este se envolve com Donna(Susan Howard), uma mulher boa e compreensível mas que sempre está em dúvida quanto a felicidade de seu amado. Lucy finalmente faz as pazes com os pais e acaba casando-se com um estudante de medicina, cuja irmã Afton ganha o coração de Cliff Barnes.

Na quinta temporada Sue Ellen finalmente divorcia-se de J.R. pois se apaixona por um peão de rodeiro, que na realidade é filho de um rico fazendeiro, Clayton Farlow (Howard Keel), que posterioremente genha o coração de D. Ellie e se casam. Mas o que é bom dura pouco, J.R. consegue planejar que Sue Ellen volte com ele. Enquanto os dois casam-se de novo, Bobby e Pamela estão cada vez mais afastados, ainda mais quando chega à Dallas um antigo amor de Bobby, Jeena (Priscilla Presley), que está disposta reconquistar o único homem de sua vida.

Na sexta temporada Pam se divorcia e vai embora com seu filho de Southfork. Sue Ellen que volta a conviver com os "hábitos" de seu marido, decide dar o troco e envolve-se com um charmoso rapaz de 18 anos, Peter Richards, para o ódio de J.R.. Assim segue que Jeena e Bobby planejam se casar e Pamela se envolve com um outro homem, Mark. No final da sétima temporada, Bobby sofre uma tentativa de assassinato que o faz ficar cego por um tempo. Descobre-se que é Katherine, meia-irmã psicopata de Pamela. Em 1985 Bobby é atropelado por Katherine e acaba morrendo. Um triste fato para a família Ewing cuja companhia anda muito mal dministrada por J.R. sempre a pondo em risco.

Numa manhã porém, Pamela acorda e encontra Bobby tomando banho. É a famosa temporada em que a morte de Bobby não havia passado de um sonho e que ele está mais vivo do que nunca. Pamela e Bobby acabm juntos novamente. Enquanto Jenna se interessa por Ray. Quanto a Sue Elle, passa a ser uma mulher decidida e independente fazendo indiferença ao seu marido J.R. que fale a Patróleo Ewing. A Petróleo Ewing é lacrada e J.R. decide tê-la de volta a todo custo, por isso faz negócios com seja quem for e vai pra cama com inúmeras mulheres só para ter de volta o que perdeu. Uma dessas mulheres é uma inocente mais esperta moça chamada April, que chega a Dallas em busca de fortuna. Ela acaba apaixonando-se por Bobby em segredo.

Mas quando tudo ia bem, a fatalidade acontece, Pamela sofre um acidente de carro que a deixa completamente desfigurada, fato que a faz fugir da vida de todos e vai embora sem nunca mais voltar. Aos poucos Bobby vai sentindo-se só e começa a se aproximar de April que revela-se uma grande amiga e protetora. Adiante, mais surpresas. Cansada de tantos anos ser vítima das traiçoes e dos maquiavélicos planos de J.R. Sue Ellen acaba abandonando-o e vai embora de Dallas. J.R. tenta reconstruir sua vida ao lado de uma moça do leste dos EUA, chamada Cally, e está acaba se desapontando e no final das contas também o deixa.

Quse no final da série novos personagens chegam a Dallas. Carter McKay (George Kennedy) é um grosseiro homem a fim de destruir a petróleo Ewing e torna-se inimigo número 1 de J.R.. Chega a Dallas a irmã de April, Michelle, uma caçadora de forturnas. Mas a grande revelação é que J.R. tem um filho perdido. Um rapaz de vinte e dois anos, James, fruto de um amor esquecido de J.R. e que agora Jasmes está em busca de seu verdadeiro pai, e decepciona-se ao saber que J.R. é inescrupuloso e traiçoeiro.

Elenco



seriado Dallas.
Larry Hagman - J.R. (John Ross Ewing Jr.)
Patrick Duffy - Bobby (Robert James Ewing)
Victoria Principal - Pamela Barnes Ewing
Linda Gray - Sue Ellen Shepard Ewing
Barbara Bel Geddes - D. Ellie Southworth Ewing
Jim Davis - Jock (John Ross Ewing)
Charlene Tilton - Lucy Ewing
Ken Kercheval - Cliff Barnes
Howard Keel - Clayton Farlow
Steve Kanaly - Ray Krebbs
Susan Howard - Donna Culver Krebbs
Priscilla Presley - Jenna Wade
[editar] Participações especiais
Barbara Babcock - Liz Craig (chefe de Pamela)
Barbara Eden - Lee Am de La Vega (antiga amante de J.R.)
David Ackroyd - Gary Ewing I (segundo filho de Jock e Ellie)
David Wayne - Digger Barnes I (pai de Pamela e Cliff)
Dennis Patrick - Vaughn Leland (banqueiro envolvido em negócios com J.R.)
Don Porter - Matt Devlin (impedido por Ellie de construir casas em um parque da cidade)
Donna Reed - D. Ellie Ewing (substituindo Barbara Bel Geddes durante um ano)
Ellen Geer - Dra. Crane (médica que realiza o parto de Sue Ellen)
Fred Beir - Ben Maxwell (político envolvido em um escândalo armado por J.R.)
Gene Evans - Garrisson Southworth (irmão de D. Ellie)
Jeff Cooper - Bo Middens (pai de Luke Middens)
Joan Van Ark - Valene Ewing (mãe de Lucy)
Jocelyn Brando - Mrs. Reeves (babá do filho de Sue Ellen)
Joe Bratcher - Shaw (assessor de Cliff)
John Ashton - Willie Joe Garr (mau-caráter envolvido em negociatas com J.R.)
Keenan Wynn - Digger Barnes II
Laura Johnson - Betty Lou (amante de Alan Beam)
Mark Wheeler - Kit Mainwaring (noivo de Lucy que se revela homossexual)
Martha Scott - Patricia Shepard (mãe de Sue Ellen e Kristin)
Mary Crosby - Kristin Shepard (irmã de Sue Ellen e amante de J.R.)
Med Flory -Dr. Elby (psiquiatra de Sue Ellen)
Randolph Powell - Alan Beam (jovem advogado de J.R.)
Robert J. Wilke - Tom Owens (arma uma emboscada para Jock durante uma caça)
Ronnie Scribner - Luke Middens (garoto que vai com o pai para Southfork e fica amigo de Bobby)
Sandy Ward - Jeb Aames (mau-caráter envolvido em negociatas com J.R.)
Sarah Cunningham - Maggie Barnes (irmã de Digger)
Sheila Larken - Priscilla Duncan (rapta o bebê de Sue Ellen e J.R.)
Susan Howard - Donna Culver (mulher de um político, se apaixona por Ray)
Ted Shackelford - Gary Ewing II
Tina Louise - Julie Grey (ex-secretária e amante de J.R.)
Veronica Hamel - Leena (prostituta usada por J.R. para prejudicar Pamela)
Victoria Principal - Rebecca Barnes (mãe de Pamela e Cliff)

Curiosidades
O ator Larry Hagman fazia mais um personagem marcante num seriado de TV, o vilão J.R. Ewing. O outro fora o Major Nelson em Jeannie é um Gênio, ao lado de Barbara Eden. Com o sucesso do personagem, Hagman resolveu renegociar seu contrato. Enquanto esteve afastado, seu personagem levou um tiro e lançou-se a famosa pergunta: "Quem atirou em J.R?"

Barbara Eden participou da temporada 1990-1991 de Dallas interpretando Lee Am de La Vega, um caso antigo de J.R.

Foi exibida em 130 países, na maioria deles com o sucesso registrado nos Estados Unidos, e dublada ou legendada em cerca de setenta idiomas. O episódio no qual revela-se quem atirou em J.R. registrou um dos maiores índices de audiência da história da televisão norte-americana e mundial. J.R. levou dois tiros de Kristin, a cunhada com quem ele tinha um caso.

Na época, foi criada uma série concorrente, Dinastia, com estrutura semelhante: as intrigas e dramas de uma família milionária, os Carringtons.

Em 1981, o actor Jim Davis, que interpretava o chefe da família, Jock Ewing, faleceu. Assim, o sumiço do personagem foi explicado com um desaparecimento de Jock num acidente. Entrou então no seriado o personagem Clayton Farlow, vivido por Howard Keel, que casou-se com a viúva Miss Ellie.

Entre 1984 e 1985, a atriz Barbara Bel Geddes teve de se ausentar das gravações do seriado para tratamento de saúde. Com isso, a personagem Dona Ellie foi temporariamente interpretada pela atriz Donna Reed, ganhadora do Oscar pelo filme A Um Passo da Eternidade,

Em 1985, Patrick Duffy, que vivia Bobby Ewing, pediu para sair da série. Seu personagem fora atropelado e morto por Katerine, meia-irmã de Pamela, mulher de Bobby, que não aceitava a felicidade do casal.

Porém, devido a rejeição do público, os produtores pediram que Duffy voltasse à série. Ele concordou, mas sob uma condição: que dessem uma explicação ao menos plausível para sua volta. No final, Pámela acordava uma bela manhã e encontrava Bobby no chuveiro. Resultado; Tudo havia sido apenas um sonho de Pam.

Em 1987 foi Victoria Principal que resolveu abandonar a série. Farta e aborrecida com a sua personagem a actriz pediu um aumento milionário para continuar gravando, sabendo que seu pedido não seria aceito. Na história, a personagem Pamela Ewing sofria um acidente de carro que a deixara desfigurada.

A personagem ainda faria rápidas aparições porém na pele de outra actriz Margareth Michaels uma espécie de clone de Victoria Principal.

Já em 1989 foi a vez de Linda Gray, a Sue Ellen, dar adeus ao show. Por exigencias da propria atriz, que queria que sua personagem saísse vitoriosa, sem acidentes ou 'chuveiros', Sue Ellen depois de derrotar J.R. ia para a Europa e se casava com Don Lockywood, um diretor cinema.

Os únicos actores que participaram de todas as temporadas foram Larry Hagman e Ken Kercheval, respectivamente, os antagonistas J.R. e Cliff.

A série foi exibida em Portugal pela RTP 1 entre 1981 e 1983.

Foram lançados dois filmes para a TV baseados na série: Em 1996, Dallas - O Retorno de J.R., que mostra a volta do vilão após cinco anos na Europa para recuperar o controle do petróleo Ewing e a ex-mulher Sue Ellen. E em 1998, Dallas - A Guerra dos Ewings, que para variar, mostra J.R. aprontando com sua família.


Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr