todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

SWORD OF THE BEAST - 1965 - HIDEO GOSHA

SWORD OF THE BEAST
1965
HIDEO GOSHA


SINOPSE:
Gennosuke, membro de um clã, mata um de seus ministros, como parte de um plano para alcançar a reforma. Ele é perseguido por seus antigos camaradas, cada um esperando para completar a vingança. Com a ajuda de um mestre espadachim, Yamane, Gennosuke tem uma chance de sobrevivência.









SOBRE:
"Sword of the Beast" é o segundo Hideo Gosha ao qual passeio. Se você não sabe quem é o homem, não se sinta mal por isso. Ao contrário de Akira Kurosawa ("Rashomon"), nunca Hideo Gosha realmente tornou-se famoso no Ocidente, embora ele tenha sido um sucesso no Japão. Meu primeiro interesse por sua filmografia veio de "Three Outlaw Samurai", uma divertida brincadeira que homenageou a outros clássicos. Na verdade, foi o que privou o filme de ser um grande filme. As homenagens só se fez sentir muito familiar, e eu não considero ser este um gênero que se encontre filmes distintos. Independentemente disso, "Sword of the Beast" é muito mais bem-sucedido, porque é um filme único que ainda consegue entreter e dizer-nos algo de importância.

Gennosuke (Hira) é o nosso herói, um ronin que quando confrontado com os inimigos, usa suas habilidades poderosas para .... fugir. Quando ele sai, ele grita que ele continuará a fugir se continuarem a persegui-lo. Portanto, este não é um típico ronin. Mas nós rapidamente deduzimos que ele não é covarde quando afugenta alguns bandidos com suas loucas habilidades . Ao longo do caminho, ele se reúne com Gundayu (Kato), um camponês que está indo para as montanhas procurar ouro (o que é ilegal, por sinal). Gennosuke decide ir com ele, encontrando muitos obstáculos no caminho. Por um lado, Gennosuke matou seu ex-senhor, cuja filha, Misa (Kimura) e seu ex-melhor amigo, Daizaburo (Suga) estão caçando-o em nome da vingança. Mas pior ainda, um imensamente perigoso Ronin, Jurota (Go Kato), que tem um segredo próprio, pretende matar todos que ficarem no caminho de seu ouro. Gennosuke tem certeza que terá que lidar com eles.

Gosha imprime composições de estilo, ângulos gótico. Como a maioria dos cineastas japoneses da época, Gosha foca mais na preparação de seus atores. Em essência, não espere nada perceptível para além dos personagens e da história. Com isso dito, as batalhas são muito rápidas e épicas. O que os move é a emoção por trás das lutas. Cada luta vem de um profundo ressentimento, tornando as batalhas de grande impacto emocional.

O que torna "Sword of the Beast" excepcional é que ele condena o código samurai com ações, não palavras. Um filme semelhante é o de Masaki Kobayashi "Harakiri", que é brilhantemente desenhado, fotografado, agil e quase perfeito. Eu não tenho certeza se "Sword of the Beast" é tão bom quanto o filme de Kobayashi (é mais divertido, sem dúvida), mas o admiro pela forma como coloca a corrupção do sistema. Ele nos mostra. Cada personagem, bom ou ruim, sofre devido ao código. Gennosuke é quem é por causa do fracasso do sistema de Samurai. Isso é esperado, mas em breve, veremos como os outros são afetados por ele, também. Jurata praticamente abandona sua esposa devido a isso. Mais tarde, uma mulher é estuprada. Pessoas morrem por isso e acima de tudo: Ninguém parece se beneficiar dele. Isso só causa dor. Mas nunca nos diz que o sistema está errado. "Sword of the Beast" é bom o suficiente para nos deixar descobrir por nós mesmos.

Mas isso não quer dizer que as caracterizações complexas não merecem menção. É incrível a forma como todos os personagens foram bem escritos, e eu quero dizer todos. Todos tem seus próprios motivos, mas não são definidos por eles. Eles são simplesmente pessoas com seus próprios sonhos e medos, que estão tentando obter uma coisa simples: a Vingança ou o ouro. Claro, Gennosuke é o personagem mais complexo. Gennosuke revela suas intenções quando ele salva a mulher de Jurata de ser estuprada. Ele diz que em breve será uma besta, mostrando que Gennosuke perdeu a fé não só no código do samurai, mas na moral em geral. Ele fala que ele vai fazer de tudo para conseguir o que quer. Mas, logo ele percebe que a moralidade é parte de sua natureza, e é uma revelação comovente. Em essência, ele rejeita a natureza bestial do bandido, assim como a natureza sanguinária e hipócrita, civilizada . É Gennosuke quem é o verdadeiro herói, pois ele vive como quer. .

A atuação é forte por parte de todos. Mikijiro Hira (Gennosuke) poderia facilmente ter sido outro "Yojimbo" , e algumas pessoas poderiam pensar que ele é, mas as nuances sutis em sua performance é que faz ele trabalhar. Ele rompe com Toshiro Mifune, Nakadai Tatsuyo e Katso Shintaro, e de alguma forma consegue fazer o papel dele. Go Kato (Jurata) tem muita habilidade e presença. Ele também estava em "Lone Wolf and Cub: Baby Cart to Hades". Enquanto todos se destacam bem, a menção especial vai para Takesho Kato (Gundayu) dando um alívio cômico a trama. Ele é um personagem surpreendentemente agradável.

"Sword of the Beast" não é uma má maneira de começar sua busca em filmes de samurais, e é mais do que especial para nós, fãs. Este filme é bom demais para ser ignorado. É divertido, agradável, mas também tem aquele subtexto especial para pessoas que querem um pouco mais também. Fonte:mhsob.webs

ELENCO:
Mikijiro Hira
Gô Katô
Shima Iwashita
Toshie Kimura
Kantarô Suga
Yôko Mihara
Kunie Tanaka
Eijirô Tôno

FICHA:

Título Original: Kedamono No Ken
País De Origem: Japão
Ano De Lançamento: 1965
Gênero: Ação/ Drama
Duração: 1h 25Min
Idioma: Japonês
Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr