todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

Torre de Belém

English: The Tower of Belém, Lisbon, Portugal....
English: The Tower of Belém, Lisbon, Portugal. View from Northeast. Français : La Tour de Belém, Lisbonne, Portugal, vue depuis le Nord est. Italiano: La Torre di Belém vista da nord-est, Lisbona, Portogallo. (Photo credit: Wikipedia)


A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar jojé à terra firma.

O monumento se destaca pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).

Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983, foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007.


História


A Torre de Belém foi construída no período das Descobertas (quando a defensa da cidade era de extrema importância) em homenagem ao santo padroeiro da cidade, São Vicente.

Para melhorar a defesa de Lisboa, o rei João II desenhou um plano que consistia na formação de uma defesa constituída por três frentes junto do estuário do Tejo. Formava um triângulo, sendo que em cada ângulo se construiria uma frente: na fortaleza de Cascais no lado direito da costa, a de S. Sebastião da Caparica no lado esquerdo e a Torre de Belém na água (já mandada construir por D. Manuel I).

Concluída em 1520, foi seu primeiro alcaide Gaspar de Paiva, nomeado para a função no ano seguinte.
Com a evolução dos meios de ataque e defesa, a estrutura foi, gradualmente, perdendo a sua função defensiva original. Ao longo dos séculos foi utilizada como registo aduaneiro, posto de sinalização telegráfico e farol. Os seus paióis foram utilizados como masmorras para presos políticos durante o reinado de Filipe II de Espanha (1580-1598), e, mais tarde, por João IV de Portugal (1640-1656). O Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. Sebastião de Matos de Noronha (1586-1641), por coligação à Espanha e fazendo frente a D. João IV, foi preso e mandado recluso para a Torre de Belém.
Sofreu várias reformas ao longo dos séculos, principalmente a do século XVIII que privilegiou as ameias, o varandim do baluarte, o nicho da Virgem, voltado para o rio, e o claustrim.




A estrutura da Torre de Belém


É composta por dois elementos, a torre e o baluarte
O baluarte é a área que avança na direcção do centro do rio, sendo constituída por três pisos. A sua função era essencialmente defensiva.

O monumento reflete influências islâmicas e orientais, que caracterizam o estilo manuelino e marca o fim da tradição medieval das torres de menagem, ensaiando um dos primeiros baluartes para artilharia no país (ver fortalezas).
Parte da sua beleza reside na decoração exterior, adornada com cordas e nós esculpidas em pedra, galerias abertas, torres de vigia no estilo mourisco e ameias em forma de escudos decoradas com esferas armilares, a cruz da Ordem de Cristo e elementos naturalistas, como um rinoceronte, alusivos às navegações. O interior gótico, por baixo do terraço, que serviu como armaria e prisão, é muito austero.
A sua estrutura compõe-se de dois elementos principais: a torre e o baluarte. Nos ângulos do terraço da torre e do baluarte, sobressaem guaritas cilíndricas coroadas por cúpulas de gomos, ricamente decorada em cantaria de pedra.
A torre quadrangular, de tradição medieval, eleva-se em cinco pavimentos acima do baluarte, a saber:
  • Primeiro pavimento - Sala do Governador.
  • Segundo pavimento - Sala dos Reis, com teto elíptico e fogão ornamentado com meias-esferas.
  • Terceiro pavimento - Sala de Audiências
  • Quarto pavimento - Capela
  • Quinto pavimento - Terraço da torre

A nave do baluarte poligonal, ventilada por um claustrim, abre 16 canhoneiras para tiro rasante de artilharia. O terrapleno, guarnecido por ameias, constitui uma segunda linha de fogo, nele se localizando o santuário de Nossa Senhora do Bom Sucesso com o Menino, também conhecida como a Virgem do Restelo por "Virgem das Uvas".

                        1º Piso Baluarte                             


                     2º Piso Canhoeiras                     



3º Piso Santuário de Nossa Senhora do Bom Sucesso



A torre é constituída por cinco pavimentos acima do baluarte: 

  Primeiro pavimento - Sala do Governador.

Segundo pavimento - Sala dos Reis


Terceiro pavimento - Sala de Audiências

Quarto pavimento - Capela


Quinto pavimento - Terraço da torre

 

O Estilo Manuelino

A Torre de Belém é um dos monumentos influenciados em Portugal pelo estilo manuelino.

O Estilo manuelino ou estilo gótico português tardio, foi desenvolvido no reinado de D. Manuel I como símbolo do poder régio. Este tipo de arquitectura tem influências islâmicas e orientas, no caso da torre de Belém encontramos características como cordas, nós gravadas em pedras, galerias abertas, torres de vigia no estilo mourisco e ameias em forma de escudos decoradas com esferas armilares, a cruz da Ordem de Cristo e elementos naturalistas, como um rinoceronte, alegóricos aos descobrimentos.





Ficheiro:Tour de Belem detail 1 082006.JPGFicheiro:Belem's Tower.jpg
Enhanced by Zemanta
Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr