todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

Música para uma câmara de filmar

Música para uma câmara de filmar: "
O cinema de Dziga Vertov foi já por várias vezes visitado por inúmeros músicos, o desafio de dar novos sons a imagens que sem eles nasceram de resto projectando-se através das obras de tantos outros cineastas do mundo, de Dreyer ou Murnau a Fritz Lang, entre muitos outros mais. Vertov é uma vez mais o ponto de partida para uma abordagem feita de sons, desta vez pelo compositor britânico Michael Nyman.

Em tempos tendo conhecido uma estreita relação com o cinema de Peter Greenaway (para quem assinou uma extensa obra musical, passando por filmes como A Zed And Two Noughts ou The Cook, The Thief, His Wife and Her Lover), Michael Nyman tinha já em tempos criado uma banda sonora para o clássico O Homem da Câmara de Filmar, obra-prima do mudo e o filme mais citado da filmografia de Vertov. Um reencontro com a obra do cineasta russo levou-o a criar música para os filmes, respectivamente de 1926 e 28 Shestaya chast mira (habitualmente apresentado com o título em inglês Sixth Part Of The World) e Odinnadtsatyy (The Eleventh Year). Tal como O Homem da Câmara de Filmar são títulos que ajudaram a definir uma linguagem documental mais poética que feita de prosa, o olhar da câmara de Vertov e a sua forma de sequenciar e montar imagens sendo reconhecida pelo próprio Michael Nyman como tendo afinidades com o trabalho de um compositor. De resto, num texto sobre os dois filmes (feito para a sua recente edição em DVD, com a música de Nyman), recordam-se textos publicados à época da estreia de Sixth Part Of The World, que o tratam como “poema de factos” e “uma sinfonia em cinema”. Referência central do minimalismo europeu (a cunhagem do termo ‘minimalismo’ é, de resto, de sua autoria, Michael Nyman reencontra na música que criou para estes dois filmes alguma da cor sinfonista, ritmicamente vibrante e melodicamente luminosa que recordamos de algumas das suas bandas sonoras para os primeiros filmes de Greenaway. Não será um mundo de surpresas, mas por aqui moram alguns dos melhores momentos da obra recente do compositor.
"
Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr