todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

10 pântanos ao redor do mundo

 10 pântanos ao redor do mundo
Os pântanos sempre foram considerados lugares amaldiçoados, assombrados, nojentos e perigosos por natureza. Filmes e livros de terror e suspense fizeram deles o seu palco enquanto pessoas reais relatavam acontecimentos estranhos. De crocodilos gigantes até dinossauros, passando por sereias e canibais, conheça 10 pântanos ao redor do mundo e os motivos para estarem nessa lista:

10. A Bacia Atchafalaya, o campeão americano (ou não)

A Bacia Atchafalaya é o maior pântano dos Estados Unidos. Localizada no centro-sul da Louisiana, ela é bem menos famosa que os Everglades e mesmo assim é um dos ambientes mais ameaçados da América do Norte, principalmente devido às empresas petrolíferas que fazem a dragagem dos canais e aos vários diques que aos poucos estão destruindo o local e a vida selvagem. A Bacia Atchafalaya é o pântano campeão de tamanho, mas vem sendo o um perdedor em sua luta para se recuperar dos estragos causados pelo homem.
Bacia de AtchafalayPântano da Bacia Atchafalaya

9. Everglades, aberto para visitas

Os Everglades são uma região pantanosa localizada no sul da Flórida e que abriga o Parque Nacional Everglades, declarado patrimônio mundial pela UNESCO. Everglades são um dos poucos pântanos legalmente autorizados e receber turistas e com infra-estrutura adequada para isso, além de ser o único lugar dos Estados Unidos onde ainda se podem encontrar crocodilos em seu ambiente selvagem. Entre outras atrações estão jacarés, peixes-boi, panteras, raposas, guaxinins, veados, ursos pretos e centenas de espécies de pássaros. O parque conta com várias áreas para acampamento, passeios noturnos, guias especialmente treinados, barcos e canoas para aluguel, áreas de pesca, tours via bonde e passeios de bicicleta, ou seja, o lugar perfeito para que quer vida selvagem sem deixar de lado algumas mordomias.
Everglades, na Flórida, Estados Unidos

8. Vasyugan, o maior pântano do mundo

A Rússia é o maior país do mundo, mas às vezes nos esquecemos como ela realmente é grande, nesses momentos o imenso pântano de Vasyugan está lá para nos lembrar. Além de ser o maior pântano do mundo, ocupando 53.000 km² do oeste da Sibéria, ele também é um dos grandes reservatórios de água doce da Terra, sendo a nascente de vários rios e possuindo mais de 800 lagos. O Vasyugan também é um dos pântanos mais frios, o que não impede inúmeras espécies de plantas e animais de fazerem dele a sua casa, mas boa parte do local está ameaçado pelas empresas de gás e petróleo que tem causado grandes danos, principalmente na última década.
Pântano de Vasyugan na Sibéria

7. Reserva Natural de Sanjiangyuan, o pântano de maior altitude

A área da Reserva Natural de Sanjiangyuan, na China, contém o pântano mais “alto” do mundo. Sanjiangyuan significa “a fonte dos três rios”, pois a região é o berço dos rios Yangtze, Amarelo e Mekong, que estão entre os maiores e mais importantes da Ásia. Situado a 4 mil metros acima do nível do mar, o gelo que derrete no topo do Himalaia é praticamente a única fonte de água líquida, e mesmo assim é mais que suficiente para fazer da região um pântano. Em 2007 vários especialistas descobriram que a desertificação está acelerando a erosão e colocando em risco o suprimento de água de 600 milhões de pessoas que dependem dos três rios e matando o pântano alpino, um dos ecossistemas mais raros do planeta.
Pântano na Reserva Nacional de Sanjiangyuan

6. Os pântanos da Mesopotâmia, berço da civilização

A Mesopotâmia esta localizada no Iraque, entre os rios Tigre, Eufrates e seus muitos afluentes. Foi próximo dos pântanos da região que a civilização teve uma de suas primeiras chances a mais de 5000 anos. Milênios se passaram até que em 1951 começaram os trabalhos de drenagem e em 1991 os muçulmanos xiitas no sul do Iraque se rebelaram contra o ditador Saddam Hussein, que então mandou acelerarem a drenagem para desalojar os xiitas que se viviam escondidos nas áreas alagadas. Em 2003, quando o regime de Saddam caiu, restavam menos de 10% dos pântanos que só então começaram a se recuperar, mas as secas freqüentes e as barragens têm dificultado o processo e talvez o berço da civilização nunca volte a ser como antes.
Pântano na região da Mesopotâmia

5. Os pântanos da Austrália e os crocodilos gigantes

O norte da Austrália abriga vários pântanos e é outra das áreas pantanosas mais visitadas do mundo. A riqueza de animais e plantas atrai turistas do mundo todo, mas o maior destaque são os crocodilos que chegam a passar de 5 metros e comprimento. Na década de 1970 um único crocodilo foi responsável pelo ataque a mais de 10 barcos antes de ser capturado. Hoje os pantanais do Território do Norte estão entre as áreas úmidas de importância internacional, abrigando alguns dos maiores répteis do planeta. Em 2006 foi lançado um filme sobre os pântanos australianos e um crocodilo assassino sendo considerada uma das melhores produções do gênero, quem tiver interesse pode procurar pelo filme Morte Súbita – Rogue.
Pântano no Território do Norte, Australia

4. O pântano de Asmat e os caçadores de cabeças

Localizado na Indonésia, na costa sul da Nova Guiné, está o pântano de Asmat. Até a década de 1950 a região permaneceu isolada e o seu povo tinha a reputação de ser canibal e caçadores de cabeças. Em novembro de 1961 Michael C. Rockefeller, membro de uma das famílias mais ricas do mundo, explorava a costa próxima ao pântano quando o barco onde estava afundou. O antropólogo René Wassing, que também estava a bordo, foi resgatado, mas o jovem Rockefeller tentou nadar até a praia e nunca mais foi visto. Entre as especulações estão à possibilidade de que ele tenha sido atacado por um tubarão ou crocodilo, que tenha se afogado e sido levado pela maré ou de que tenha chegado ao pântano e acabou morto e consumido pela população local. Até hoje tudo o que essas histórias renderam foram inspiração para vários livros e filmes, fazendo de Asmat um dos pântanos mais famosos do mundo.
Pântano de Asmat

3. Saeftinghe, a cidade que virou um pântano

Saeftinghe era uma próspera cidade holandesa no século XVI. Conta uma lenda que em um dia nublado um pescador apanhou uma sereia e se recusou a libertá-la, então o tritão, marido da sereia, amaldiçoou as cidades da costa. Até aqui é apenas outra lenda antiga, mas em 1570 uma tempestade alagou toda a região, destruindo várias cidades e matando muitos de seus habitantes, mas Saeftinghe só foi destruída em 1584 quando soldados holandeses derrubaram um dique e deixaram a cidade afundar nas águas do rio Scheldt, transformando tudo em um enorme pântano. Foram feitas diversas tentativas de drenagem, mas as marés traiçoeiras do Mar do Norte engolem pedaços de terra em questão de segundos, fazendo da região um dos locais mais instáveis da Holanda.
Pântano em Saeftinghe, Holanda

2. Os pântanos da ilha Ramree e os soldados mortos

No ano de 1945 a ilha Ramree estava em poder dos japoneses quando foi invadida por soldados ingleses e indianos, era o começo da Batalha da Ilha Ramree, que os japoneses acabaram perdendo. Os aproximadamente 1000 sobreviventes decidiram abandonar a base para se unir com outro grupo de japoneses no lado oposto da ilha. No caminho para chegar até local eles tiveram que atravessar uma área pantanosa com 16 quilômetros e repleta de escorpiões, mosquitos, doenças tropicais e crocodilos de água salgada. Durante a travessia os homens morreram de fome, sede e de doenças, mas o pior ainda estava por vir. No meio da noite de 19 de fevereiro de 1945 eles foram atacados por dezenas de crocodilos, os únicos sons eram dos tiros atravessando a água, dos gritos e de ossos quebrando, ao amanhecer os urubus chegaram para limpar o que os crocodilos tinham deixado… Dos cerca de 1000 soldados japoneses que entraram no pântano da ilha Ramree, apenas 20 saíram vivos. O lugar entrou para o Guinness Book como “maior número de mortes causadas por animais em um mesmo local” e hoje os pântanos da ilha Ramree estão entre os lugares mais perigosos do mundo.
Crocodilo de água salgada na ilha Ramree

1. Os pântanos do Congo, lar de dinossauros e pigmeus

Os pântanos na República do Congo são dominados por rios enevoados, cobras venenosas, crocodilos, nuvens de mosquitos, florestas densas e uma umidade sufocante. A mais de duzentos anos surgem relatos de que esses locais seriam o lar de várias espécies de dinossauros ainda vivos. O Mokele-Mbembe, um dos supostos monstros, é semelhante ao brontossauro e já foi alvo de várias expedições, inclusive de uma organizada pela National Geographic em 2006. Os moradores da região ainda mencionam também o Mbielu-Mbielu-Mbielu, um animal perecido com o estegossauro, o Emela-ntouka que seria um Triceratops e o Nguma-monene, um lagarto gigante. Como se a possibilidade de ter dinossauros já não fosse suficiente para fazer desse pântano um lugar especial, outros relatos mencionam serpentes gigantes e em 2008 pesquisadores divulgaram a descoberta de 125 mil gorilas vivendo na mesma região que para completar é o lar de grupos de pigmeus, do crocodilo-anão, elefantes e hipopótamos.
Pântano na República do Congo
Além dos dez listados aqui existem muitos outros, cada um com suas características, seus perigos, suas belas paisagens, suas lendas e histórias. Sim, os pântanos são lamacentos, mas no caso deles se sujar faz bem (isso se nada der errado).
Se você tivesse a chance, qual deles gostaria de visitar? E de qual deles você não chegaria nem perto?
Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr