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Shogi, por outras palavras, o xadrez Nipônico



shogi, também conhecido como xadrez japonês é a versão japonesa do Chaturanga. Ao contrário do ocidente, onde todos os países tem as mesmas versões do jogo de xadrez, no oriente cada país tem sua versão nacional do jogo: Xiang Qi na China, Jonggi na CoreiaMakruk na TailândiaSittuyin no Sião, etc.
O objetivo do jogo é o mesmo do xadrez ocidental, mas mudam-se as peças e o tabuleiro. Vence o jogo quem capturar o rei adversário.


Formato das peças
São todas da mesma cor (marrom, quase branca) e mesmo formato, de 0,5 cm de altura; e quando vista de cima possuem cinco pontas e cinco lados retos, nas seguintes proporções: 3 x 4 x 2 x 2 x 4. As peças diferenciam-se pelas inscrições em japonês escritas nos planos superior e inferior, conforme a peça esteja ou não promovida. As peças quase que ocupam todo espaço da casa, os lados menores medem 3 cm aproximadamente. Existe também uma variante, Nana Shogi, que se joga com peças no formato de dados de seis lados; nela cada peça pode assumir seis valores diferentes. Esta variante é jogada em um tabuleiro de 9 casas ( 3 X 3). E não se pode confundi-la com uma versão mais fácil do jogo, como na de tabuleiro 4 X 3.

Para que deficientes visuais possam jogar pode-se colocar uma pequena variação no tamanho das peças: quanto mais importante a peça, maior o seu tamanho.


Peças
Se joga sobre um tabuleiro de 9 filas por 9 colunas.
Cada jogador dispõe de 20 peças iguais às do outro jogador. Se diferenciam as peças de um jogador das do outro pela direção que apontam sobre o tabuleiro. É assim definido pois uma vez capturada uma peça do adversário pode-se utilizar junto às outras peças de quem capturou. Além disso algumas peças têm desenhos em ambas as partes para identificar quando uma peça foi promovida. As 20 peças são as seguintes:


1 rei
2 generais de ouro
2 generais de prata
2 cavalos
2 lanceiros
1 bispo
1 torre
9 peões



O xadrez japonês é jogado por dois jogadores com 20 peças cada - mais quatro que no xadrez ocidental - num tabuleiro 9x9,sendo, como em todas as variantes do xadrez, o objectivo dar mate ao rei inimigo.

É um dos jogos de tabuleiro mais jogado no Japão. Todas as peças são pentagonais, e de uma mesma cor, normalmente brancas. Uma das regras é que as peças que são capturadas se tornam disponíveis para o jogador que as captura jogar - e portanto o que define o jogador a que pertence uma dada peça é a sua orientação e não a sua cor. Um outro ponto que também faz parte das regras é que quase todas as peças podem ser promovidas para outras de maior valor - não apenas os peões - e que, na maior parte dos casos, a promoção não é obrigatória mas sim decidida pelo jogador.

O shogi contém 9 peões - um por cada coluna no set-up inicial - e, nesse aspecto, aproxima-se do xadrez ocidental. Contudo, ao contrário do xadrez ocidental, cada lado apenas dispõe de um bispo e de uma torre, não existindo a figura da dama neste jogo. Existem, sim, três tipos de peças que são desconhecidas ao jogador do xadrez ocidental : o lanceiro, o general de prata e o general de ouro, de que cada jogador dispõe inicialmente de duas unidades.

O rei, a torre e o bispo movem-se exatamente como no xadrez ocidental. Mas a torre , quando chega à 7ª, 8ª ou 9ª fila, promove-se para um dragão. O dragão é a peça mais forte de todas, movendo-se como um rei + uma torre do xadrez ocidental. É uma peça marcadamente ofensiva. Já o bispo, nas mesmas condições da torre, transforma-se num cavalo (não num cavaleiro, são peças diferentes). O cavalo pode ser visto como bispo+rei. É a peça mais forte que costuma ser usada defensivamente.


O rei, como em (quase) todas as variantes do xadrez, encontra-se no centro do tabuleiro tendo ao seu lado os dois generais de ouro. Ao lado dos dois generais de ouro encontram-se os dois generais de prata. O bispo e a torre encontram-se à frente do cavaleiro da esquerda e da direita, respectivamente.

O peão é idêntico ao do xadrez, exceto que captura exatamente da mesma forma que se move. Para além disso, quando atinge a 7ª fila (e portanto uma das três filas a contar do fim do tabuleiro) o peão é promovido a "tokin", o que significa que passa a poder mover-se como um general dourado. Um general dourado move-se em qualquer direcção, mas não pode mover-se diagonalmente para trás. Os peões encontram-se avançados já na terceira fila.

O lanceiro é um vestígio de evolução da torre, aparecendo na mesma posição que esta, isto é, nos cantos: apenas se pode mover para a frente, isto é, não se pode mover horizontalmente ou para trás. É, por isso, uma torre com menos poderes. Quando chega à 7ª fila, tem a opção de se promover para um general dourado, e quando chega à 9ª é a tal obrigado, uma vez que ficaria imobilizada se não o fizesse.

O mesmo se pode dizer do cavaleiro, localizado junto a cada um dos dois lanceiros. O cavaleiro apenas se pode mover para a frente uma casa e diagonalmente para a esquerda ou para a direita uma casa. Ao contrário do cavalo no xadrez chinês, este cavaleiro pode saltar. Analogamente ao lanceiro, pode promover-se a partir da 7ª linha, obrigatoriamente na 9ª.

O general de prata é um "bispo enfraquecido", isto é, pode mover-se uma casa em qualquer direção, exceto diretamente para os lados ou diretamente para trás. A sua promoção funciona de forma idêntica à das outras peças aqui discutidas.

Em qualquer lance, um jogador pode colocar uma peça que capturou num local do tabuleiro. A torre, o bispo e os generais não têm qualquer restrição quanto às casas em que podem ser colocados. Um peão não pode ser colocado numa mesma fila que um peão do mesmo jogador, ou na última fila, uma vez que não poderia mover-se. O mesmo se pode dizer do lanceiro (não pode ser colocado na última fila) e do cavalo (não pode ser colocado nas últimas duas filas). Também o peão não pode ser posto de forma a dar, de imediato, xeque-mate ao rei adversário.

A maior parte dos lances ilegais resultam na derrota automática do jogador que os pratica.



Movimento das peças

NomeMovimentoPeça promovidaMovimento
Rei
Preto: 玉将(gyokushō
Branco: 王将(ōshō
Se move uma casa em qualquer direção.---
Torre
飛車(hisha
  
Anda em qualquer número de casas livres na vertical ou horizontalmente.Torre promovida (Dragão Rei)
龍王(ryūō
Pode andar como uma torre, bem como uma casa na diagonal.
Bispo
角行(kakugyō
Pode andar qualquer número de casas livres na diagonal.Bispo promovido (Dragão Cavalo)
龍馬(ryūme oryūma
Se move como o bispo, bem como uma casa na horizontal ou vertical.
General de ouro
金将(kinshō
Uma casa na vertical, horizontal ou diagonalmente para frente. Não pode movimentar-se diagonalmente para atrás.---
General de prata
銀将(ginshō
Uma casa em diagonal para frente, uma casa em diagonal para atrás ou uma casa para frente. 5 movimentos possíveis.General de prata promovido
成銀(narigin
Igual ao general de ouro.
Cavalo (Cavaleiro)
桂馬(keima
O cavalo tem um movimento complexo composto por uma casa para frente e uma casa diagonal para frente. Tem dois movimentos possíveis. Não pode recuar. Pode saltar sobre outras peças que se encontrem em seu caminho, desde que a casa de destino esteja vazia ou ocupada pela peça de um oponente.Cavalo promovido
成桂(narikei
Igual ao general de ouro.
Lanceiro
香車(kyōsha
Se move qualquer número de casas livres para frente. Não pode recuar.Lanceiro promovido
成香(narikyō
Igual ao general de ouro.
Peão
歩兵(fuhyō
Se move uma casa para frente.Peão promovido
と金(tokin)
Igual ao general de ouro.

[editar]

Rei

Uma casa para qualquer direção.
   

O rei
   

[editar]

Qualquer número de casas na vertical ou horizontal.
   

A Torre
   

[editar]Bispo

Qualquer número de casas na diagonal (não havia na versão original, foi importada do xadrez ocidental);
   

O Bispo
   

[editar]General de Ouro

Uma casa em qualquer direção, menos nas diagonais para trás.
   

O general de ouro
   

[editar]General de prata

Uma casa para frente na diagonal ou na vertical, ou uma casa para trás na diagonal;
   

O general de prata
   

[editar]Cavalo

Num mesmo movimento, uma casa na vertical para frente e outra na diagonal para frente; não pode recuar.
   

O cavalo
   

[editar]Lança

Qualquer número de casas na vertical para frente; não pode recuar.
   

A lança
   

[editar]Peão

Uma casa para frente.
   

O peão
   

[editar]Promoção

Quem chegar na zona de promoção pode escolher promover sua peça o que vai lhe dar novos movimentos.
Zona de Promoção (verde)
  • O general de prata, o cavalo, a lança, ou o peão assumem o movimento de um general de ouro
  • A torre ou o bispo além do seu movimento normal ganha mais um movimento. Uma casa na diagonal no caso da torre e uma casa na horizontal ou vertical no caso do bispo.

[editar]Torre promovida

A torre promovida se move como torre mais o movimento de um rei
   

Torre promovida
   

[editar]Bispo promovido

O bispo promovido se move como bispo e como rei.
   

Bispo promovido
   

  • Promoções
Quando uma peça chega às últimas três linhas ela pode ou não ser promovida. A decisão fica a critério do jogador. Ele tem a oportunidade de escolher se promove ou não suas peças, toda vez que movimentá-las por estas casas. Se o lanceiro, o cavalo ou o peão chegarem à última linha, a promoção torna-se obrigatória.

Todas as peças quando são promovidas tornam-se general de ouro, com exceção do bispo, torre e do próprio general de ouro. O bispo, além de seu movimento normal, ganha o direito de andar uma casa na vertical ou horizontal. A torre, além de seu movimento normal ganha o direito de andar uma casa na diagonal. O General de ouro não pode ser promovido.

  • Captura
A captura é igual ao movimento.
Quando se captura uma peça, ela passa a fazer parte de seu exército, mas sem a promoção. Pode-se colocá-la em qualquer lugar do tabuleiro. E ela tem de ser capaz de fazer pelo menos um movimento. O peão não pode entrar dando xeque mate, nem em uma coluna onde já exista um peão não promovido do mesmo exército.

Se um rei entrar sem querer na linha de ataque de uma peça, ele pode ser capturado e o jogo acaba.

  • Posições
Os peões se colocam na terceira linha (são nove no total); o bispo na segunda linha e segunda coluna; a torre na segunda linha e oitava coluna; os lanceiros na primeira linha, uma na primeira coluna e outro na nona coluna; os cavaleiros na primeira linha, um na segunda coluna e outro na oitava coluna; os generais de prata na primeira linha, uma da terceira coluna e outro na sétima; os generais de ouro na primeira linha, um na quarta coluna outro na sexta; e o rei na primeira linha e quinta coluna.

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