O Wasabi é originalmente feito a partir de uma planta rara, cultivada principalmente no Japão. Sua raiz é usada para fazer o conhecido tempero: uma pasta verde, picante, que dá um sabor especial à carne crua de peixe, usada nos tão apreciados sushis e sashimis.
O wasabi também tem um papel importante na gastronomia japonesa: como possui características anti-oxidantes e anti-bactericidas, funciona como esterilizante para os pratos crus.
Você já comeu Wasabi de verdade?
A probabilidade de comer o wasabi original é muito pequena: a raiz é rara e de difícil cultivo. Por isso o wasabi mais encontrado é feito da não menos famosa “raiz forte“, ou rábano silvestre, misturado com mostarda e corante. Esta combinação permitiu a popularização do consumo do sushi e sashimi no Ocidente, proporcionando um paladar e aroma próximo ao dos pratos genuínos.
"A raiz-forte japonesa selvagem parece ter sido utilizada como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos, daí ser servido com peixe cru desde a era Nara (710-793). O termo wasabi aparece no Honzo-wamyo, 918 o mais velho dicionário botânico compilado na era Heian (794-1185), referenciando 1025 espécies de plantas japonesas.
A primeira utilização da raiz-forte japonesa no sushi, em particular no nigiri-zushi foi inventada no período Edo tendo sido um verdadeiro sucesso, sendo generalizado a outros pratos como as massas e arroz "ochazuke". Actualmente A raiz-forte japonesa é usada para acompanhar sushi e sashimi."
Em grande parte da Europa, pode encontrar o Wasabi em caixinhas ou tubos de pasta como mostrados ao lado. Para preparar basta colocar um pouco do pó com um pouco de água e deixar tampado por 5 minutos, para que o gosto fique apurado.