todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

Moondog: A arte de um visionário

Moondog: A arte de um visionário:
À primeira impressão, este homem parece um figurante de um filme antigo de Vikings ou de guerreiros medievais. Nada mais errado.
Trata-se de Louis Hardin, mais conhecido pelo nome artístico Moondog. Morreu em 1999 com 82 anos, e ficou conhecido por viver quase três décadas nas ruas de Nova Iorque (Sixth Avenue). Ficou cego ao 16 anos e renunciou à educação cristã vestindo-se com roupas e adereços nórdicos (lança e tudo) que o próprio criava.
Na realidade, Moondog foi das personagens de rua mais fotografadas dos anos 40, 50 e 60 nos EUA.
Pode parecer um louco excêntrico, mas trata-se de um genial e lúcido compositor.
Inventou instrumentos e gravou dezenas de discos com peças musicais que fundiam o jazz com música clássica e ritmos tribais. Apesar de não ver, Moondog foi um criador visionário, admirado por artistas ilustres como Stravinsky, Philip Glass, Bob Dylan, Frank Zappa, Leonard Bernstein, Steve Reich, Charlie Parker, entre muitos outros. Viveu os últimos 25 anos na Alemanha, país que lhe possibilitou a concretização de uma verdadeira carreira artística através do contributo de uma fã.
Actualmente, está a ser feito um documentário (a estrear em 2013) da realizadora Holly Elson sobre a vida incrível de Moondog. Chama-se "The Viking of Sixth Avenue: Moondog and His Music".
O blogue Bitaites, através do seu colaborador e crítico Rui Eduardo Paes, publicou um interessante texto (com músicas para ouvir) sobre este original músico. Abrir aqui.
Músico imenso, de uma criatividade que ultrapassa barreira estilísticas, a obra de Moondog merece ser ouvida e apreciada - só no Youtube há mais de cem músicas disponíveis.
Este tema em baixo foi composto por Moondog em memória de Charlie Parker:

Enhanced by Zemanta
Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr