Missão Impossível (Mission Impossible) foi uma série de TV norte-americana, do gênero espionagem, criado por Bruce Geller e contando com a sensacional música de abertura composta por Lalo Schifrin, apresentado originalmente pela rede CBS entre setembro de 1966 a março de 1973, num total de 171 episódios, com duração de aproximadamente 50 minutos. Mais tarde entre 1988 a 1990 a série foi novamente reavivada, onde foram produzidos mais 35 episódios, em duas temporadas e desta apresentada pela rede ABC. A série original também foi inspiradora de três filmes para o cinema durante os anos de 1900 e 2000.
A série original mostrava as missões da IMF (Impossibel Missions Force), uma equipe de super agentes secretos, enviados para combater, entre outras coisas, os ditadores, as organizações maléficas e posteriormente o crime organizado. No Brasil a IMF foi dublada como Grupo MI, uma divisão do Serviço Secreto Norte-Americano. Em algumas ocasiões, o IMF agia também em missões privadas em nome de seus membros. A identificação exata da IMF nunca foi mostrada, apenas em 1980 foi sugerido que a IMF era uma agência independente. Os IMFs respondiam a um "Secretário" que nunca era identificado.
O líder da organização foi comandada inicialmente por Dan Briggs (Steven Hill), mas ele foi logo substituído, por razões nunca explicadas adequadamente, por Jim Phelps (Peter Graves), que permaneceu como líder para o resto da série. Poucas pessoas se lembram de Steven Hill como Dan Briggs.
Briggs ou Phelps eram os únicos líderes em tempo integral da FMI e eram encarregados de formar as equipes de agentes, que provinham de uma variedade de profissões e meios de vida. Briggs/Phelps escolhiam as operações, assim como os agentes com habilidades especiais para aquela missão. Havia sempre um grupo formado por três ou quatro agentes que eram escolhidos regularmente, mas de vez em quando, um ou outro agente era interpretado por alguma "estrela convidada", que protagonizava o agente com algum tipo de habilidade, em especial.
Barbara Bain
Alguns desses agentes chegaram a se tornar regulares durante algumas temporadas, como a atriz Barbara Bain que interpretou Cinnamon Carter, uma modelo profissional que muitas vezes utilizava de seus dotes para distrair algum inimigo ou uma outra função qualquer. Barbara participou da primeira a terceira temporada.
Greg Morris e Peter Lupus
Greg Morris interpretava um gênio da eletrônica chamado Barney Collier e Peter Lupus como o forçudo Willy Armitage, um personagem do tipo faz de tudo um pouco. Martin Landau participou como Rollin Hand um artista do disfarce, além de um excelente mágico e conhecedor de dialetos.
Martin esteve na série durante a primeira até a terceira temporada. Hand utilizava uma máscara de látex e com ela conseguia se passar por qualquer pessoa, imitando inclusive suas vozes. Foi um personagem muito marcante. Com o passar do tempo diversos atores que participavam da série deixavam o elenco e outros atores entravam e se tornavam agente regulares. Barney (Greg Morris) e Willy (Peter Lupus) foram os únicos agentes a se tornarem fixos até o encerramento da série e participarem das sete temporadas. Outros como Hand (Martin Landau), no entanto reapareceu novamente em dois episódios na série produzida na década de 80. Greg Morris reapareceu também em dois episódios da série reavivada na década de 80.
No decorrer da série Missão Impossível, as substituições já faziam parte do contexto da série e isso ocorria freqüentemente, assim como a presença de vários artistas convidados como Ricardo Montalban, Robert Colbert, George Takei, Joan Collins, William Shatner, entre outros, além de atores não tão famosos. Com o encerramento da série Jornada das Estrelas, Leonardo Nimoy passou a incorporar o elenco de Missão Impossível interpretando o Grande Paris, um personagem que muito pouco se sabia dele, a não ser o fato de ser um excelente mágico, ilusionista e mestre dos disfarces, muito parecido com o personagem interpretado por Martin Landau nas primeiras temporadas.
Na série Missão Impossível o objetivo principal da organização em suas missões eram normalmente obter provas ou evidências para que pudessem ser levadas ao tribunal ou fazerem eles confessarem. O espetáculo tinha uma notável e raro formato, diferente de outras séries da época, que permitia mudanças ao longo da série, inclusive as cenas de abertura que adquiriam um tato ritualista.
SCREENSHOTS
Elenco - 1963-1973
SCREENSHOTS
Elenco - 1963-1973
Steven Hill (Líder Dan Briggs na primeira temporada)
Peter Graves (Líder Jim Phelps - temporada 2 a 7)
Barbara Bain (Cinnamon Carter - temporadas 1 a 3)
Martin Landau (Rollin Hand - temporadas 1 a 3)
Peter Lupus (Willy Armitage)
Greg Morris (Barney Collier)
Leonard Nimoy (O Grande Paris temporada 4 a 5)
Sam Elliott (Dr. Doug Robert - temporada 5 e um episódio da temporada 6)
Lynda Day George (Casey - temporadas 6 a 7)
Barbara Anderson (Mimi Davis - em 10 episódios da temporada 7)
Barbara Anderson (Mimi Davis - em 10 episódios da temporada 7)
Lesley Ann Warren (Dana Lambert - temporada 5)
Bob Johnson (voz da fita ou gravação)