Info Detalhada
Leonardo nasceu a 15 de Abril de 1452, na pequena cidade de
      Vinci, perto de Florença, centro intelectual e científico da Itália. O
      seu talento artístico cedo se revelou, mostrando excepcional habilidade na
      geometria, na música e na expressão artística. Reconhecendo estas suas
      capacidades, o seu pai, Ser Piero da Vinci, mostrou os desenhos do filho a
      Andrea del Verrocchio. O grande mestre da renascença ficou encantado com
      o talento de Leonardo e tornou-o seu aprendiz. Em 1472, com apenas vinte
      anos, Leonardo associa-se ao núcleo de pintores de Florença. 
Não se sabe muito mais acerca da educação e formação do artista, no
entanto, muitos autores afirmam que o seu conhecimento não provém de fontes
tradicionais, mas sim da observação pessoal e da aplicação prática das
suas ideias.   
Pintor, escultor, arquitecto e engenheiro, Leonardo da Vinci foi o
      talento mais versátil da Itália do Renascimento. Os seus desenhos,
      combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo,
      reflectem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde a
      biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática.
Durante o apogeu do renascimento, Da Vinci, enquanto anatomista, preocupou-se  com os sistemas internos do
corpo humano, e enquanto artista interessou-se pelos detalhes
externos da forma humana, estudando exaustivamente as suas proporções. A
seguinte imagem resulta destes seus interesses. 
      Os pensadores renascentistas viam uma certa perfeição matemática na
      forma humana. Esta imagem representa o corpo humano inserido na forma
      ideal do círculo e  nas perfeitas proporções do quadrado. 
A imagem foi usada por Luca Pacioli na ilustração do seu livro De
      Divina Proportione  
Os pintores do Renascimento, e em particular Da Vinci,
recorreram a conceitos de geometria projectiva (centro de projecção, linhas
paralelas representadas como linhas convergentes, ponto de fuga) para criar os
seus quadros com um aspecto tridimensional.  A obra prima
«A Última Ceia» é um bom exemplo disso.
«A Última Ceia»
1495-1498
1495-1498
O ponto de fuga está colocado no olho direito de Cristo onde
ele domina o primeiro plano. Os seus próprios braços, ao longo das linhas da
pirâmide visual, reforçam a perspectiva.
Como já foi referido
Leonardo sentia-se interessado por muitas áreas do saber e pela sua
inter-relação. Deste modo, Leonardo da Vinci utilizou inúmeros
conceitos matemáticos na pintura, em projectos de arquitectura e em diversas
invenções.
No quadro Mona Lisa pode-se observar a proporção
      áurea em várias
      situações. Por exemplo, se construirmos um rectângulo em torno de seu
      rosto, veremos que este é um  rectângulo de
      ouro. Podemos
      também subdividir este rectângulo usando a linha dos olhos para traçar
      uma recta horizontal e temos novamente a razão de ouro. Podemos
      continuar a explorar esta proporção em várias outras partes do corpo.
      As próprias dimensões do quadro formam igualmente um rectângulo áureo. 
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Outro exemplo da utilização de conceitos matemáticos por Leonardo
da Vinci, nomeadamente a  razão de ouro é o seguinte quadro.
«A
      Anunciação»
1472
 
1472
Decompondo a figura num quadrado e num rectângulo, o rectângulo obtido tem as proporções de ouro. Curiosamente esta divisão permite que o rectângulo de ouro enquadre as partes mais importantes da figura: o anjo e a jovem, se o quadrado for construído no lado direito ou no lado esquerdo, respectivamente.
A razão de ouro encontra-se igualmente
      presente num trabalho inacabado de Da Vinci, S. Jerónimo, pintado por
      volta de 1483.
«S.
      Jerónimo» 
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    A figura de S. Jerónimo inscreve-se perfeitamente num rectângulo de ouro que pode ser sobreposto ao desenho. Admite-se que tal não tenha acontecido por acaso mas porque Leonardo construiu a figura deliberadamente de acordo com a secção de ouro, devido ao seu grande interesse pela matemática e pela utilização desta em muitos dos seus trabalhos e ideias.  | 
  
A inscrição existente sob a porta da academia de Platão, "Que não entre ninguém que seja um laico em geometria", retirada dos apontamentos de Leonardo da Vinci dá-nos a ideia da importância que a matemática tinha para ele.
Leonardo  escreveu também "...
      nenhuma investigação humana pode ser considerada ciência se não abrir
      o seu caminho por meio da exposição e da demonstração matemáticas".
Principais
trabalhos de Da Vinci:
Trabalhos de
pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A
Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das
Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne
Trabalhos de 
invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas,
besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.
Trabalhos
Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna,
anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.
Projetos de
Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto,
templo centralizado.
Você sabia?
Leonardo da Vinci
é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar
gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.
Frases de
Leonardo da Vinci:
- "A sabedoria
é filha da experiência."
- "Quem pouco
pensa, muito erra."
- "A
simplicidade é a máxima sofisticação".
- "O tempo
dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo."
