todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

O.K, origens provaveis do acrónimo

O.K. é uma expressão geralmente usada como sinonimo de "Está bem" ou como aprovação de algo.Confesso que fiquei um pouco atrapalhando quando me colocaram a questão. Inconscientemente sabemos a que o termo O.K. significa a confirmação de algo mas de onde o termo surgiu ou como depois passou a ser generalizado em todas as formas possíveis e imaginarias de linguagem era algo que me escapava.
Como era, e ainda é, uma boa pergunta resolvi investigar.
Uma teoria já eu sabia que existia e remonta a Guerra da Secessão Americana que atribui o termo O.K a um general da confederação de nome Stonewall Jackson que, e segundo reza a história, não sabia ler nem escrever, assinado todos os documentos com um Ok gatafunhesco no lugar da assinatura. Todos sabiam que Stonewall havia cordado com a media ou decreto.Para ele all right, escrevia-se O (all) K (right). Mas esta teoria é bastante académica pois se ele não sabia ler nem escrever, provavelmente também poderia não ter a noção do all right associado ao Ok.
  
Origem Etimologia do acrónimo
Origem Alemã
A etimologia da palavra é muito discutida. Muitos estudiosos acreditam que é uma deformação da expressão All Correct (por "Oll Korrekt"), que quer dizer "tudo está correto", cuja origem provavelmente remonta à expressão Olles kloer do baixo alemão.
Origem Indígena norte-americana
Também se acha que provem do okeh que na língua nativa americana Choctaw significava "sim".
Origem grega
Igualmente, alguns opinam que O.K. são as iniciais da expressão grega Ola Kala, que significa "tudo está bem".
Origem afro-americana
Outras teorias indicam que OK pode ter uma origem africana e que foi trazida para os EUA pelos escravos provenientes daquele continente, o que deriva da forma de afirmação latina hoc ille ou do occitano oc que significa "sim".
Origem na Guerra CivilAmericana
Além da teoria já acima apresentada( Stoneall Jackson), alguns dizem que pode proceder da Guerra Civil dos Estados Unidos da América, já que, quando não havia nenhuma baixa nos campos de batalha, anotava-se 0 killed (nenhum morto), que na sua forma abreviada corresponde a 0K. Este mesmo sistema supostamente foi usado também durante a Guerra do Vietenam, tornando-se sinónimo de uma coisa boa, afinal não havia vítimas no combate.
Origem no 8º presidente dos Estados Unidos
Em 1836 Martin Van Buren, o oitavo presidente dos EUA, assinava com o sobrenome de Old Kinderhook que abreviado seria OK.
Origem durante a época da escravatura nos EUA
Outra teoria afirma que na época da escravatura nos EUA, quando nos campos de algodão do sul, os escravos apresentavam-se com o seu carregamento diante o capataz, este dava-lhes em francês (muitas regiões do sul dos EUA falavam francês na época) o visto favorável com a expressão "Au quai" que significa "ao cais (de carga)", falado pelos não-franceses como Oll Kway.
Knock Out
Outra teoria diz que provém da negação do termo Knock Out (Nocaute) (K.O., muito visto e utilizado em desportos de contacto fisico extremo ou na banda desenhada de acção de acção), indicando que não estava tudo bem.
Origem no zero absoluto
Devido ao fato de a temperatura de zero kelvin (zero absoluto), que corresponde a -273,15°C, cuja simbologia é 0 K, os átomos possuírem grau de agitação mínimo, praticamente sem contacto, atrito, houve uma comparação com um estado de paz, no qual está tudo bem.

Atualmente, a população diz que O.K. significa "Sim" ou "Está bem", que provavelmente vem da origem afro-americana, indígena norte-americana e da origem grega.
A primeira vez que apareceu o acrónimo O.K. foi em 23 de Março de 1839 no jornal "Boston Morning Post", cuja a autoria é atribuída ao seu editor Charles Gordon Greene.



Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr