todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

Exposição Lambe Sujo e Caboclinhos

 “Exposição Online” Lambe Sujo e Caboclinhos, do fotógrafo Alejandro Zambrana.
A cada segundo final de semana do mês de outubro, na cidade de Laranjeiras, em Sergipe, a rotina da população é alterada pela encenação da batalha travada entre negros e índios pela posse das terras do Vale do Cotinguiba e que, por meio da cultura popular, transformou-se no tradicional festejo batizado de Lambe Sujo e Caboclinhos.
Há dez anos Alejandro Zambrana interagiu com o evento e deste encontro surgiu o ensaio que recebe o mesmo nome do festejo. Nele, o fotógrafo se debruça sobre os sincretismos da encenação, a devoção dos participantes ao passado de lutas, o impacto da movimentação popular, a hipnose sensorial da festa e as transformações que vêm ocorrendo nos cortejos à medida em que mudanças sociais, políticas e culturais se desdobram na cidade.
Um recorte deste diálogo entre a narrativa fotográfica de Zambrana e o enredo cênico proposto pelos moradores é apresentado na exposição Lambe Sujo e Caboclinhos, que começou a circular em Sergipe no último dia 7 de janeiro, e que agora os leitores do blog têm a chance de conhecer. O material foi todo produzido com filme diapositivo (slide) porque o fotógrafo tem uma paixão arrebatadora por fotografia analógica e realiza um investimento pessoal forte para continuar mantendo sua documentação com este suporte.
















Fotos Alejandro Zambrana
Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr