todo o material postado no blog pode ser encontrado na internet

Os Celtas

Do Blog http://revolucaodosindigos.wordpress.com



Os celtas integram uma das mais ricas civilizações do mundo antigo. As origens desta civilização remontam ao processo de desenvolvimento da Idade do Ferro, quando estes teriam sido os responsáveis pela introdução do manuseio do ferro e da metalurgia no continente europeu.
Não compondo uma civilização coesa, os celtas se subdividiram em diferentes povos durante o desenvolvimento do Império Romano.
Após se estenderem pela europa, os celtas foram paulatinamente combatidos pelas crescentes forças do Exército Romano.
A sociedade céltica era  organizada através de clãs, onde várias famílias dividiam as terras férteis, mas preservavam a propriedade das cabeças de gado. Além disso, é importante destacar que os sacerdotes, conhecidos como druidas, detinham grande prestígio e influência.


Homens e mulheres eram tratados de forma igualitária. Em assuntos de interesse de toda tribo, as mulheres tinham o mesmo poder opinativo que os homens. Muitos estudiosos sugerem que este comportamento provenha de uma cultura com forte reverência a mulher, na figura da Deusa-Mãe. O povo celta era extremamente ligado a religião, sendo que esta jamais foi separada da política, da arte ou de qualquer outro campo da vida céltica, e foi exatamente a religião que fez dos celtas um povo consciente da importância feminina na sociedade.
A religiosidade dos celtas era marcada por uma série de divindades que possuíam poderes únicos ou tinham a capacidade de representar algum elemento da natureza ou animal. Com o passar do tempo, alguns mitos e deuses foram incorporados pelo paganismo romano e, até mesmo, na trajetória de alguns santos cristãos.

Estas histórias serviam como elemento de educação para os jovens da nobreza céltica, pois seus personagens heróicos forneciam um modelo de comportamento guerreiro, próprio para juventude da época. Contudo, os mitos também forneciam representações lendárias de personagens reais, tão marcantes que foram preservados tanto na poesia bárdica como na memória popular.

Mesmo com a chegada do cristianismo, os contos orais não puderam ser destruídos, mas acabaram sendo adaptados ou cristianizados, onde antigos Deuses celtas tornaram-se um único Deus e sacerdotes druidas foram “substituídos” por monges católicos, isso, se restou algum druida vivo depois do século I.




Possuíam uma religião politeísta, faziam seus rituais religiosos ao ar livre. No calendário celta havia diversas festas místicas. As cerimonias e os rituais ficavam sob responsabilidade dos druidas, o sacerdote dos celtas. 
Sendo que, o maior prodígio destas histórias são indiscutivelmente o fato de terem sobrevivido, durante séculos afora, fornecendo até os dias de hoje, informações sobre este rico e encantador mundo celta, para que assim, possamos transmiti-los às gerações futuras, preservando um pouco mais da cultura celta.
Traduzir para ChinêsTraduzir para Espanholtraduzir para françêstraduzir para inglêstraduzir para alemãotraduzir para japonêsTraduzir para Russo


MikeLiveira's Space on Tumblr